Acompanhamento diário: como a Robbyson te ajuda a entender cada colaborador em grandes equipes

2 de maio de 2024
Líder fazendo acompanhamento diário de colaborador

Dar atenção a cada pessoa da equipe, especialmente em momentos que impactam a performance, é um diferencial dos melhores líderes. Veja como fazer o acompanhamento diário com a tecnologia da Robbyson. 

Fazer a gestão de uma equipe numerosa é um desafio. Quanto maior o time, mais complexo é saber sobre o desempenho de cada pessoa, além do humor e características  da vida pessoal que podem impactar em diversos aspectos da organização. Muitos líderes focam no progresso geral, na meta. No entanto, esse é um erro. A empresa pode até alcançar o objetivo, mas, certamente, com mais obstáculos e em um período maior. 

A boa notícia é que a Robbyson tem ferramentas em sua plataforma de gestão de pessoas que permite ao profissional entender como cada integrante do time está, de forma prática, rápida e assertiva. 

Neste artigo, vamos mostrar como a Robbyson te ajuda a estar mais próximo do time para impulsionar pessoas e a organização. 

Por que entender como está cada colaborador é importante?

Saber como cada colaborador está é fundamental para o sucesso de uma organização por várias razões:

Desempenho e produtividade: colaboradores felizes e satisfeitos tendem a ser mais 300 vezes mais produtivos, segundo a Harvard Business Review. Eles investem mais em seu trabalho e tendem a permanecer na empresa a longo prazo, diminuindo o turnover.

Cultura organizacional: uma cultura corporativa saudável é aquela que valoriza e cuida do bem-estar de seus colaboradores. Saber como cada colaborador está ajuda a construir uma cultura de suporte e respeito.

Retenção de talentos: pessoas que se sentem valorizadas e entendidas são menos propensas a procurar oportunidades em outros lugares. 

Satisfação do cliente: colaboradores felizes, normalmente, fornecem melhor atendimento ao cliente. Assim, a satisfação do cliente está diretamente relacionada à satisfação do seu time.

Inovação: Funcionários que se sentem confortáveis e apoiados pensam de forma mais criativa e inovadora.

Recursos da Robbyson para gestão de colaboradores individualmente

Robbyson tem quatro features ou funcionalidades para ajudá-lo a realizar o acompanhamento todos os dias. 

Questionário de humor 

Quando o colaborador faz login na plataforma, uma pergunta sobre como ele está naquele dia aparece. Caso dê uma resposta negativa várias vezes, o gestor recebe um alerta para entender o que está acontecendo e apoiar o colaborador. Afinal, ter um dia ruim faz parte, mas vários é um sinal relevante. 

Um questionário de humor é uma ferramenta valiosa para medir a satisfação e o bem-estar dos colaboradores em uma organização. Ele permite que a gerência entenda as emoções e sentimentos dos profissionais em relação ao ambiente de trabalho, relações interpessoais, carga de trabalho, entre outros aspectos. Essa compreensão ajuda a identificar problemas potenciais, como estresse ou insatisfação, antes que eles afetem a produtividade ou o moral da equipe. 

Também fornece uma oportunidade para a gerência responder de forma proativa às preocupações dos funcionários, melhorando, assim, a satisfação no trabalho, o engajamento e a retenção de talentos.

Análise de performance individual

Muitos gestores têm acesso a relatórios de performance da empresa e de equipes. Eles são fundamentais para ter uma visão 360º da organização. Porém, entender no detalhe, ou seja, como vai cada um, traz impacto para o todo. 

Na plataforma Robbyson, o gestor consegue dar um zoom no desempenho individual. É possível entender o status em relação à meta e, assim, personalizar trilhas de aprendizagem, na parte de guias, além de conceder um feedback muito mais personalizado. Também é possível entender o engajamento nos treinamentos corporativos. 

Essa análise individual é importante porque promove a equidade ao assegurar que o desempenho seja avaliado de forma justa e consistente em toda a organização. Permite, também, uma tomada de decisão mais informada em relação a promoções, bônus e outras recompensas, o que pode melhorar a motivação e a reduzir o turnover.

Ferramentas de comunicação

As informações obtidas na Robbyson não fariam nenhum sentido se ficassem restritas ao gestor. É preciso que o líder extraia insights para a melhoria contínua, com orientação personalizada para o colaborador. Para isso, a comunicação é essencial. Em nosso sistema, o gestor encontra diversos recursos para falar de maneira assíncrona com os membros da equipe, o que facilita bastante o trabalho do líder e liderado. 

De forma complementar, o líder pode agendar reuniões síncronas para agendas de trabalho ou feedbacks. É isso que os melhores líderes fazem, unem a tecnologia às técnicas mais avançadas de gestão de pessoas. 

Essa comunicação individualizada entre líder e liderado em uma equipe numerosa faz diferença para o sucesso do grupo. Ela permite que o líder compreenda melhor as habilidades, as motivações e as preocupações de cada membro da equipe, o que pode ajudar a otimizar a alocação de tarefas e a gestão de conflitos.

A comunicação direta e personalizada ainda pode fortalecer o relacionamento entre o líder e o liderado, aumentando a confiança e a lealdade do colaborador. Isso pode levar a um maior comprometimento e produtividade. 

Gestão de grandes equipes sem esquecer de ninguém

Pronto para unir o que há de melhor na gestão humanizada e tecnologia? Peça uma demonstração da Robbyson e veja mais detalhes de como a plataforma pode ajudá-lo a oferecer apoio estratégico e individualizado para sua equipe. Assim, ela não será só uma equipe grande, mas uma grande equipe. 
https://www.robbyson.com/fale-com-o-especialista/


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas

Homem e mulher dando as mãos com computador, em ambiente corporativo para ilustrar texto sobre tecnologia no RH
Gestão de pessoas

Tecnologia no RH: como ela transforma o setor, as pessoas e impulsiona a performance nas empresas

22 de maio de 2024

Usar tecnologia no RH e unir às melhores abordagens da área tem grande potencial para reter talentos e reconhecer os colaboradores de acordo com o desempenho.   Já imaginou um mundo onde o RH é capaz de desenvolver pessoas e entregar melhores resultados para a empresa com tecnologia em cada etapa? Já está acontecendo! As empresas […]

Continuar lendo
Tríade do sucesso corporativo, pessoas conversando e trabalhando no escritório
Alta performance

Tríade do sucesso corporativo: engajamento, performance e conhecimento

15 de maio de 2024

Estudos isolados mostram que o engajamento, performance e conhecimento trazem grandes benefícios para empresas. Juntos, eles são ainda mais poderosos. Confira! Pense em uma empresa como uma árvore frutífera. Para prosperar e dar frutos saudáveis, a árvore precisa de três coisas essenciais: luz solar, água e nutrientes do solo. No contexto empresarial, esses elementos vitais […]

Continuar lendo
Programa de recompensas, homem olha para a tela para prêmio
Gestão de pessoas

Programa de recompensas para colaboradores: como implementar de forma eficaz para motivar e reter talentos

8 de maio de 2024

Conceder prêmios não é suficiente para ter resultados num programa de recompensas. Veja como entender seu público, aumentar a recorrência e outras ações traz muito mais benefícios.  A retenção de talentos é uma das principais preocupações para muitas empresas. No Brasil, essa preocupação se torna ainda mais evidente, pois o país lidera as taxas de […]

Continuar lendo

    Receba novidades

    x

    Utilizamos cookies e outras tecnologias para lhe oferecer uma experiência de navegação melhor, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.