A análise de dados e a nova era dos negócios

9 de março de 2023

A análise de dados é hoje em dia uma da principais ferramentas para a tomada de decisões cada vez mais assertivas no âmbito corporativo.

Afinal, a cada segundo, a cada minuto, a cada hora, a cada dia, a cada semana, a cada mês, a cada ano, mais e mais dados vão sendo coletados e armazenados em enormes servidores ao redor do planeta – o tão famoso e falado e cobiçado Big Data.

Mas os dados, independentemente do volume acumulado, são apenas números à espera de um sentido.

É aí que a análise de dados entra.

A análise de dados tem como objetivo encontrar padrões e tendências em um amontoado de números e informações aparentemente desconectadas. E isso é fundamental para a resolução de problemas específicas por meio de soluções adequadas.

É que, quando bem realizada, a análise de dados leva à descoberta de padrões, tendências e, até, de oportunidades escondidas, que um observador tradicional seria incapaz de encontrar.

O resultado disso tudo se transforma em poderosos insights capazes de sustentar estratégias com, ao mesmo tempo, maiores possibilidades de êxito e menor exposição a riscos.

A análise de dados e suas quatro modalidades

As análises de dados podem ser feitas de quatro formas.

A primeira, e mais famosa, é a análise preditiva , que tem o objetivo de prever cenários futuros a partir de padrões detectados pela análise de dados pretéritos.

A segunda é a análise prescritiva , que visa a investigação dos impactos de uma decisão tomada previamente.

análise descritiva , por sua vez, joga seu holofote sobre o tempo presente, visando a compreensão em tempo real de determinados eventos.

Por último, mas não menos importante, a análise diagnóstica tem como missão averiguar, por meio de um profundo estudo dos dados coletados, o que de fato causou um determinado evento.

A análise de dados está escrevendo um novo capítulo na história dos negócios.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas

Homem e mulher dando as mãos com computador, em ambiente corporativo para ilustrar texto sobre tecnologia no RH
Gestão de pessoas

Tecnologia no RH: como ela transforma o setor, as pessoas e impulsiona a performance nas empresas

22 de maio de 2024

Usar tecnologia no RH e unir às melhores abordagens da área tem grande potencial para reter talentos e reconhecer os colaboradores de acordo com o desempenho.   Já imaginou um mundo onde o RH é capaz de desenvolver pessoas e entregar melhores resultados para a empresa com tecnologia em cada etapa? Já está acontecendo! As empresas […]

Continuar lendo
Tríade do sucesso corporativo, pessoas conversando e trabalhando no escritório
Alta performance

Tríade do sucesso corporativo: engajamento, performance e conhecimento

15 de maio de 2024

Estudos isolados mostram que o engajamento, performance e conhecimento trazem grandes benefícios para empresas. Juntos, eles são ainda mais poderosos. Confira! Pense em uma empresa como uma árvore frutífera. Para prosperar e dar frutos saudáveis, a árvore precisa de três coisas essenciais: luz solar, água e nutrientes do solo. No contexto empresarial, esses elementos vitais […]

Continuar lendo
Programa de recompensas, homem olha para a tela para prêmio
Gestão de pessoas

Programa de recompensas para colaboradores: como implementar de forma eficaz para motivar e reter talentos

8 de maio de 2024

Conceder prêmios não é suficiente para ter resultados num programa de recompensas. Veja como entender seu público, aumentar a recorrência e outras ações traz muito mais benefícios.  A retenção de talentos é uma das principais preocupações para muitas empresas. No Brasil, essa preocupação se torna ainda mais evidente, pois o país lidera as taxas de […]

Continuar lendo

    Receba novidades

    x

    Utilizamos cookies e outras tecnologias para lhe oferecer uma experiência de navegação melhor, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.