Como a gamificação pode engajar a sua equipe

16 de janeiro de 2023

A gamificação aplicada ao ambiente corporativo tem se mostrado uma importante aliada no desafio constante de motivar diariamente milhões de funcionários e colaboradores de empresas em todo o planeta.

A gamificação consiste na aplicação de técnicas e estratégias do mundo dos jogos de entretenimento para solucionar problemas práticos do cotidiano empresarial. E isso já não é mais uma aposta: cases não faltam, resultados interessantes também não.

A gamificação deixa tudo mais leve

Uma estratégia que utiliza elementos da gamificação estimula comportamentos de cooperação que ajudam na construção de um conhecimento compartilhado e facilmente acessível que são fundamentais para a fluidez do fluxo de trabalho no dia a dia .

Além disso, a gamificação inspira individualmente cada participante por meio de narrativas envolventes e também de um eficiente sistema de mensuração e recompensas de acordo com os índices de sua performance.

Dados que geram resultados

Em um mundo em que tudo o que pode ser medido pode ser melhorado, analisar a performance de um colaborador com parâmetros e indicadores objetivos fornece os dados necessários para a realização de uma análise preditiva precisa, com foco na evolução inteligente dos processos e dos resultados.

Isso inclui a utilização de figuras como missões, pontos, distintivo (badges), fases, recompensas, entre outros recursos narrativos que podem ser utilizados para engajar pessoas motivando comportamentos que interessam aos objetivos da empresa.
Porém, sempre sem infantilizar.

Engajar, esse é o jogo

O ser humano já conta com uma predisposição psicológica para se engajar em jogos. Uma vez acesa a “luzinha” do desafio, o desempenho melhora e a inovação é estimulada em ambientes até então dominados pelo eventual tédio das tarefas repetitivas.

Assim, é como se uma narrativa diferente e estimulante sustentasse as mesmas atividades de sempre, dando um novo sentido para o trabalho diário.

Uma vez plenamente engajado, o profissional desenvolve uma série de competências fundamentais, como liderança, foco no resultado, espírito de equipe e improviso, que lhe permitem maior jogo de cintura para superar desafios rotineiros.

A gamificação encoraja comportamentos positivos e pode ser uma grande aliada para motivar, engajar e treinar pessoas para atingir objetivos específicos e, por quê não(?), surpreendentes.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas

Homem e mulher dando as mãos com computador, em ambiente corporativo para ilustrar texto sobre tecnologia no RH
Gestão de pessoas

Tecnologia no RH: como ela transforma o setor, as pessoas e impulsiona a performance nas empresas

22 de maio de 2024

Usar tecnologia no RH e unir às melhores abordagens da área tem grande potencial para reter talentos e reconhecer os colaboradores de acordo com o desempenho.   Já imaginou um mundo onde o RH é capaz de desenvolver pessoas e entregar melhores resultados para a empresa com tecnologia em cada etapa? Já está acontecendo! As empresas […]

Continuar lendo
Tríade do sucesso corporativo, pessoas conversando e trabalhando no escritório
Alta performance

Tríade do sucesso corporativo: engajamento, performance e conhecimento

15 de maio de 2024

Estudos isolados mostram que o engajamento, performance e conhecimento trazem grandes benefícios para empresas. Juntos, eles são ainda mais poderosos. Confira! Pense em uma empresa como uma árvore frutífera. Para prosperar e dar frutos saudáveis, a árvore precisa de três coisas essenciais: luz solar, água e nutrientes do solo. No contexto empresarial, esses elementos vitais […]

Continuar lendo
Programa de recompensas, homem olha para a tela para prêmio
Gestão de pessoas

Programa de recompensas para colaboradores: como implementar de forma eficaz para motivar e reter talentos

8 de maio de 2024

Conceder prêmios não é suficiente para ter resultados num programa de recompensas. Veja como entender seu público, aumentar a recorrência e outras ações traz muito mais benefícios.  A retenção de talentos é uma das principais preocupações para muitas empresas. No Brasil, essa preocupação se torna ainda mais evidente, pois o país lidera as taxas de […]

Continuar lendo

    Receba novidades

    x

    Utilizamos cookies e outras tecnologias para lhe oferecer uma experiência de navegação melhor, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.