Falta de adesão a treinamentos: como a Robbyson pode te ajudar a resolver esse problema

20 de junho de 2024
Grupo de pessoas, brancos e negra, em treinamento ilustram artigo sobre Falta de adesão a treinamentos corporativos

Conseguir mais engajamento nos treinamentos corporativos é possível com tecnologia e métodos de aprendizagem inovadores. Conheça quais são!

Você sabia que participantes de treinamentos na plataforma Robbyson aprendem mais rápido? A absorção do conhecimento acontece em 15% menos tempo. Esse resultado é fruto de diversos recursos que o nosso módulo de Ensino a Distância (EAD) Corporativo tem, além da colaboração de nossa equipe com os responsáveis por qualificação. 

Porém, é comum que as empresas enfrentem problemas de adesão aos cursos, principalmente quando são online. Além de aprendizado mais rápido, conseguimos ajudar as empresas a solucionarem diversos problemas que levam à falta de interesse na realização das aulas. 

Neste texto, vamos mostrar quais são os fatores do baixo engajamento aos treinamentos empresariais e, o mais importante, como mudar essas situações. 

Principais motivos da falta de adesão a treinamentos corporativos

A falta de adesão aos treinamentos não acontece por um único motivo, mas por uma soma deles, de forma geral. No entanto, todos esses problemas têm solução, como você verá a seguir. 

1. Falta de Tempo


A sobrecarga de trabalho é um dos maiores obstáculos para a adesão a treinamentos. Muitos colaboradores encontram dificuldades em conciliar suas responsabilidades diárias com a participação em programas de capacitação. 

Soluções:

  • Flexibilizar horários: neste caso, a Robbyson pode ajudá-lo com um EAD Corporativo. Optar por treinamentos online colabora para os participantes organizarem-se de acordo com as necessidades deles. 
  • Use microlearning: é uma abordagem que utiliza pequenas unidades de conteúdo, bastante digeríveis, para facilitar a absorção e retenção de informações. Assim, com aulas mais curtas ou textos menores, os participantes podem aproveitar intervalos menores de tempo para assistir, gradualmente, os módulos do seu treinamento. 
  • Gerencie a carga de trabalho do time: nenhuma das outras dicas funcionarão se sua equipe estiver sobrecarregada sempre, as tarefas serão prioridade.   

Desinteresse pelo Conteúdo

Quando o material do treinamento é irrelevante ou não está alinhado com os interesses e necessidades dos colaboradores, a motivação para participar diminui. 

Soluções 

  • Personalizar Conteúdos: desenvolver materiais que sejam relevantes e diretamente aplicáveis ao trabalho dos colaboradores.
  • Analisar dados: entenda quais são os conteúdos com maior taxa de engajamento, os padrões dessas aulas e o contrário também, aqueles que menos atraem o público. 
  • Otimização do curso: na Robbyson, nossa equipe auxilia a compreender quais melhorias podem ser realizadas a partir de uma análise qualitativa e quantitativa. Dessa forma, junto com o cliente, entende de que forma os conteúdos ficarão mais atrativos.

Métodos de Ensino Ineficientes

Métodos de ensino tradicionais e pouco interativos podem desmotivar os colaboradores. A falta de inovação e interatividade podem tornar o treinamento entediante e pouco eficaz. Além do microlearning, que também pode ser utilizado para esse objetivo, há outras opções para tornar o treinamento mais atrativo e o engajamento maior. 

Soluções

  • Gamificação: uso de elementos de jogos para tornar o aprendizado mais envolvente e motivador. 
  • Aulas interativas: sessões práticas que promovem a colaboração e a aplicação imediata do conhecimento.
  • Mix de materiais: use vídeo, áudio, texto, imagens. Além de tornar o treinamento mais dinâmico, cada pessoa gosta mais de um tipo de conteúdo. A diversificação de formatos ajuda a conectar com diferentes perfis de aprendizagem. A nossa plataforma suporta todos esses tipos de conteúdo. 

Falta de Reconhecimento e Recompensa

A ausência de um sistema de reconhecimento ou recompensas para aqueles que completam os treinamentos pode levar à baixa adesão. Colaboradores que não veem benefícios tangíveis de realizar as aulas tendem a despriorizar esses programas.

Soluções

Implementar Sistemas de Recompensas: criar programas de reconhecimento e recompensas para aqueles que completam os treinamentos com sucesso. Mais do que certificados, torne o treinamento uma parte de algo maior. Na Robbyson, cada aula conta pontos (coins) para trocar depois por recompensas, produtos ou experiências.
Plano de carreira: a progressão na empresa é fundamental para as pessoas sentirem-se estimuladas a buscarem qualificação. Caso elas vejam haver possibilidade de crescimento em senioridade e remuneração, certamente, vão se engajar mais nos treinamentos corporativos. 

Problemas Técnicos e de Acessibilidade

Dificuldades técnicas, como sistemas de e-learning de difícil acesso ou mal projetados, podem ser um grande empecilho. A falta de suporte técnico adequado também contribui para a baixa participação.

Soluções

Melhorar a Infraestrutura Técnica: investir em plataformas EAD de excelência, como a Robbyson, que é usada por grandes empresas, como Magalu, Bradesco Seguros, Tahto, AeC, BMG e muitas outras.
Auxílio aos alunos: por mais que a plataforma seja intuitiva, como a Robbyson, esteja disposto a tirar dúvidas sobre o funcionamento, é natural, principalmente quando inicia-se o uso de tais plataformas. Certifique-se de que terá suporte do sistema também. 

Outras vantagens da Robbyson

A Robbyson atua em pontos essenciais para o sucesso corporativo: engajamento, conhecimento e performance. Por isso, tem múltiplos recursos para você realizar a gestão do seu time e negócio de maneira eficaz. É possível:

  • Ter visão 360° da equipe;
  • Acesso a dados em tempo real e após, com fornecimento de insights;
  • Realizar pesquisa de humor diariamente de forma automatizada;
  • Gerir um programa de recompensas gamificado e atrativo.

Conheça melhor a nossa plataforma de gestão de pessoas, fale com um especialista: https://www.robbyson.com/fale-com-o-especialista/ 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas

    Receba novidades

    x

    Utilizamos cookies e outras tecnologias para lhe oferecer uma experiência de navegação melhor, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.