O que a meritocracia ganha com as tecnologias de people analytics

15 de março de 2023

Nos últimos anos, a meritocracia tem deixado cada vez mais de ser uma espécie de mito corporativo para se transformar em realidade efetiva nas mais diversas empresas ao redor do planeta. E as grandes responsáveis por tal mudança são as tecnologias de people analytics.

As tecnologias de people analytics utilizadas hoje em dia já conseguem, a partir de uma estrutura bem definida, reconhecer e recompensar os melhores colaboradores por meio de indicadores qualitativos e quantitativos. Estes, por sua vez, permitem, ao mesmo tempo, identificar competências, graus de dedicação e os resultados gerados pelo esforço de cada indivíduo.

Conhecer para reconhecer

Não é novidade alguma que as pessoas gostam de ter seus talentos reconhecidos e valorizados. Porém, quando se lida com grandes equipes, aumenta-se o risco de que eventuais injustiças sejam cometidas com um ou outro colaborador, justamente pela falta de um conhecimento apurado e aprofundado das expertises e deficiências de cada um.

Hoje em dia, felizmente, isso já é coisa do passado. Ferramentas como o Robbyson, por exemplo, ao combinar ciência de dados, machine learning e técnicas de gamificação, conseguem mensurar precisamente a performance de cada colaborador (e por consequência de toda equipe), destacando seus pontos fortes, suas oportunidades de melhoria, entre várias outras métricas customizáveis de acordo com a necessidade de cada estratégia.

A hora e a vez da meritocracia

O acúmulo e a análise de dados, portanto, está fazendo com que a meritocracia deixe de ser uma promessa e passe a integrar definitivamente o dia a dia das mais diversas equipes de trabalho no mundo inteiro.

Os resultados obtidos até agora são estimulantes. Empresas que adotaram a meritocracia aliada a tecnologias de people analytics observaram maior produtividade e engajamento de seus colaboradores, que logicamente se sentem muito mais motivados ao verem seus esforços serem valorizados e recompensados.

Amanhã vai ser outro dia – e vai ser muito melhor

Assim, ao que tudo indica, e ao contrário das previsões mais pessimistas quando o assunto é o mundo do trabalho e as novas tecnologias, o futuro é bastante promissor.

O contínuo desenvolvimento conjunto das tecnologias de people analytics e de machine learning nos levará a um mundo em que cada um será reconhecido enquanto um indivíduo completo. Isto é, reconhecido como alguém com aptidões bastante específicas, capaz de realizar melhor certas funções ao invés de outras. E uma vez em que cada pessoa estiver em seu “lugar profissional correto”, a tendência não é outra senão reconhecer e recompensar o esforço de cada indivíduo de acordo com a sua competência na construção de projetos melhores, de resultados melhores e de empresas melhores.

Isso é a meritocracia e seus resultados em sua mais pura essência.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas

Homem e mulher dando as mãos com computador, em ambiente corporativo para ilustrar texto sobre tecnologia no RH
Gestão de pessoas

Tecnologia no RH: como ela transforma o setor, as pessoas e impulsiona a performance nas empresas

22 de maio de 2024

Usar tecnologia no RH e unir às melhores abordagens da área tem grande potencial para reter talentos e reconhecer os colaboradores de acordo com o desempenho.   Já imaginou um mundo onde o RH é capaz de desenvolver pessoas e entregar melhores resultados para a empresa com tecnologia em cada etapa? Já está acontecendo! As empresas […]

Continuar lendo
Tríade do sucesso corporativo, pessoas conversando e trabalhando no escritório
Alta performance

Tríade do sucesso corporativo: engajamento, performance e conhecimento

15 de maio de 2024

Estudos isolados mostram que o engajamento, performance e conhecimento trazem grandes benefícios para empresas. Juntos, eles são ainda mais poderosos. Confira! Pense em uma empresa como uma árvore frutífera. Para prosperar e dar frutos saudáveis, a árvore precisa de três coisas essenciais: luz solar, água e nutrientes do solo. No contexto empresarial, esses elementos vitais […]

Continuar lendo
Programa de recompensas, homem olha para a tela para prêmio
Gestão de pessoas

Programa de recompensas para colaboradores: como implementar de forma eficaz para motivar e reter talentos

8 de maio de 2024

Conceder prêmios não é suficiente para ter resultados num programa de recompensas. Veja como entender seu público, aumentar a recorrência e outras ações traz muito mais benefícios.  A retenção de talentos é uma das principais preocupações para muitas empresas. No Brasil, essa preocupação se torna ainda mais evidente, pois o país lidera as taxas de […]

Continuar lendo

    Receba novidades

    x

    Utilizamos cookies e outras tecnologias para lhe oferecer uma experiência de navegação melhor, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.