O Marketing de Incentivo e o Engajamento de Equipes

0
Share

O Marketing de Incentivo e o Engajamento de Equipes

Entre uma equipe de trabalho e o resultado que dela é esperado, existe uma longa distância a ser percorrida. Evidentemente, essa distância varia de desafio para desafio, de setor para setor e de empresa para empresa.

No entanto, o que não muda nunca é a única palavrinha mágica capaz de diminuí-la até que ela chegue a zero: motivação.

O Marketing de Incentivo tem-se mostrado uma importante ferramenta de gestão contemporânea destinada a estimular pessoas e equipes a alcançarem suas metas por meio do oferecimento de recompensas individuais ou coletivas.

Isso porque, investindo pesado no engajamento de cada colaborador, o Marketing de Incentivo fortalece o espírito de equipe com criatividade e pelo uso correto da meritocracia.

Desta forma, reconhecendo o esforço de uma equipe e recompensando-a justamente pelo resultado alcançado, empresas de todo o planeta têm se valido com notável sucesso do Marketing de Incentivo como forma de motivar ainda mais seus funcionários.

 

O Marketing de Incentivo é uma ferramenta multiuso

Embora usado com mais frequência em setores de vendas, o Marketing de Incentivo pode ser ativado em qualquer departamento de uma empresa que possua objetivos a serem alcançados.

Isto é, todos.

Como toda boa ferramenta, o Marketing de Incentivo necessita ser bem implementado para atingir os resultados esperados.

Para que isso aconteça, o fundamental, em primeiro lugar, é a definição clara de uma meta possível. E isso é realmente importante.

Todos envolvidos devem saber exatamente aonde se quer chegar – e esse destino deve ser algo factível de se conseguir.

Os meios de se chegar lá também devem estar fácil e plenamente acessíveis: o conhecimento, a infraestrutura, os melhores hardwares e softwares. Tudo que for necessário para a equipe deve estar à sua disposição e isso, inclusive, é fator de maior integração entre seus membros.

Por fim, as recompensas devem ser justas e, sobretudo, interessantes.

Afinal, quando o assunto é a motivação individual/coletiva é preciso despertar realmente a vontade de cada um dos envolvidos na missão a fim de esta seja cumprida com eficiência.