Ambient Computing – Já ouviu falar?

0
Share

Ambient Computing – Já ouviu falar?

A evolução ininterrupta dos computadores e da Internet está nos levando a uma nova fase do desenvolvimento tecnológico. Um período em que, de tão avançada, a tecnologia estará em praticamente tudo, nos envolvendo em uma rede inteligente e imperceptível que facilitará nossas vidas.

Estamos chegando à era da Ambient Computing.

A Ambient Computing não é uma tecnologia propriamente dita, mas sim a convergência de várias tecnologias, como Internet das Coisas, Realidade Aumentada, Inteligência Artificial, Machine Learning, entre várias outras, que estão gerando uma espécie de atmosfera computacional.

Assim como o ar que respiramos, a Ambient Computing é a onipresença invisível da tecnologia. Ela acontece quando sistemas integrados operam em segundo plano sem a participação ativa de uma pessoa, conseguindo ao mesmo tempo identificá-la, monitorá-la e atendê-la de maneira customizada.

A Ambient Computing irá alterar profundamente a forma como lidamos com o mundo. De termostatos inteligentes a carros autônomos, praticamente tudo estará contido em uma atmosfera computacional gigantesca que, de tão sofisticada e avançada, parecerá natural.