Programa de recompensas para colaboradores: como implementar de forma eficaz para motivar e reter talentos

8 de maio de 2024
Programa de recompensas, homem olha para a tela para prêmio

Conceder prêmios não é suficiente para ter resultados num programa de recompensas. Veja como entender seu público, aumentar a recorrência e outras ações traz muito mais benefícios. 

A retenção de talentos é uma das principais preocupações para muitas empresas. No Brasil, essa preocupação se torna ainda mais evidente, pois o país lidera as taxas de rotatividade de funcionários, com um percentual alarmante de 56%, de acordo com a Robert Half, que utiliza dados baseados no Cadastro Nacional de Empregados e Desempregados (Caged). 

A baixa qualidade do clima organizacional, a falta de alinhamento de expectativas e a ausência de reconhecimento são alguns dos principais motivos que impulsionam essa elevada taxa de rotatividade, segundo a Robert Half. Em um ambiente em que os colaboradores não se sentem valorizados ou entendidos, o desengajamento se torna inevitável, levando muitos a procurar oportunidades em outros lugares. 

Mas, como uma organização pode mudar esse cenário? Parte da resposta pode estar na implementação eficaz de um programa de recompensas para colaboradores

Quando bem estruturado, ele pode ter um impacto profundo na motivação e lealdade da equipe. Pode agir como um poderoso catalisador para aumentar a satisfação no trabalho, melhorar o desempenho e, mais importante, reduzir a rotatividade de funcionários. 

Neste artigo, exploraremos como implementar um programa de recompensas de maneira eficaz, com o objetivo de motivar e reter talentos, transformando o ambiente de trabalho e a experiência do colaborador. Vamos mergulhar nessa jornada juntos!

Por que alguns programas de recompensas não trazem resultado?

Existem várias razões pelas quais alguns programas de recompensas podem não trazer os resultados desejados. 

Recompensas desalinhadas com o público: se as recompensas oferecidas não são atrativas ou relevantes para o público-alvo, elas não servirão como um incentivo eficaz. É essencial entender as necessidades, desejos e interesses do seu colaborador para oferecer recompensas que tenham valor para eles.

Falta de novidades na premiação:  um programa de recompensas que oferece sempre os mesmos prêmios pode se tornar monótono e perder o seu poder de atração. É importante manter o programa interessante, com novas recompensas regularmente.

Demora na premiação: se os participantes têm que esperar um longo tempo para receber suas recompensas, como a festa de final de ano, eles podem perder o interesse e a motivação. Uma entrega rápida e eficiente das recompensas é fundamental para manter o envolvimento e a satisfação do público.

Avaliação injusta: se os critérios para ganhar uma recompensa não são claros ou se os participantes sentem que a distribuição dos prêmios não é justa, eles podem se tornar céticos e menos propensos a envolverem-se no programa.

Como implementar um programa de recompensas eficaz?

Criar um programa de recompensas eficaz envolve mais do que apenas oferecer prêmios. É sobre criar um sistema que motiva e engaja os colaboradores a longo prazo. 

Recompensas Personalizadas

É importante fazer uma pesquisa com seus colaboradores para entender o que eles valorizam. As recompensas devem ser personalizadas para atender aos interesses, necessidades e desejos individuais dos colaboradores. Na Robbyson, é possível enviar um questionário para definir quais serão os prêmios, que inclui experiências e não produtos apenas. 

Inove no Programa de Bonificação

Além de oferecer prêmios novos, mostre que todos têm a possibilidade de ganhar caso se esforcem. É muito comum que as mesmas pessoas recebam os bônus, principalmente quando os critérios de premiação são injustos, a solução para esse problema está nos tópicos adiante. 

Conceda Prêmios Sempre

Prêmios mais modestos para quem deu passos menores e recompensas maiores e para quem alcançou grandes metas incentivam a participação contínua no programa. O ideal é que o colaborador possa escolher quando retirar o prêmio, com um sistema de pontos, por exemplo. A premiação constante cria uma cultura de reconhecimento e apreciação que pode aumentar a satisfação e a retenção dos colaboradores.

Transparência nos Critérios de Premiação

Os critérios para premiação devem ser claros e transparentes para todos os colaboradores. Mostrar qual é a meta, o status diante dela e o que é valorizado pela empresa deve ser regra em um programa de premiação.  

Comunicação Eficaz

Uma comunicação clara e consistente é fundamental para o sucesso de qualquer programa de recompensas. Informe seus colaboradores sobre como o programa funciona, quais são os critérios para ganhar recompensas e como eles estão progredindo.

Essa comunicação não deve acontecer apenas no lançamento do programa, mas sempre, com campanhas para participação. Também é importante lembrar que cada passo deve ser recompensado. 

Flexibilidade

Um programa de recompensas eficaz deve ser flexível e capaz de se adaptar às mudanças nas necessidades e preferências dos colaboradores. Esteja aberto a feedbacks e disposto a fazer ajustes conforme necessário. 

Programas de recompensas: mais engajamento e retenção de talentos

Engajamento e retenção de talentos andam juntos. Segundo a Gallup, colaboradores que não se sentem adequadamente reconhecidos têm o dobro de chances de dizer que sairão de seu trabalho atual em um ano. 

Entre o desejo de sair e o pedido de demissão, a queda no engajamento pode trazer sérias consequências para a empresa, como perda da qualidade nas entregas e piora do clima organizacional. 

Um colaborador insatisfeito também torna-se detrator, prejudica a construção de marca empregadora. Pode, assim, prejudicar a aquisição de novos talentos. 

Por outro lado, o reconhecimento, principalmente se realizado de forma constante, surtem efeito contrário, aumentam o engajamento e retenção de talentos. 

Embora os desafios possam ser grandes, os benefícios de um clima organizacional saudável e uma força de trabalho motivada são inegáveis. Assim, um programa de recompensas bem estruturado e bem implementado pode ser o diferencial necessário para transformar a cultura da sua empresa e alcançar o sucesso a longo prazo.
Pronto para começar um programa de recompensas realmente eficaz com nossas dicas? Veja também outras 5 estratégias para desenvolver sua equipe.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas

Homem e mulher dando as mãos com computador, em ambiente corporativo para ilustrar texto sobre tecnologia no RH
Gestão de pessoas

Tecnologia no RH: como ela transforma o setor, as pessoas e impulsiona a performance nas empresas

22 de maio de 2024

Usar tecnologia no RH e unir às melhores abordagens da área tem grande potencial para reter talentos e reconhecer os colaboradores de acordo com o desempenho.   Já imaginou um mundo onde o RH é capaz de desenvolver pessoas e entregar melhores resultados para a empresa com tecnologia em cada etapa? Já está acontecendo! As empresas […]

Continuar lendo
Tríade do sucesso corporativo, pessoas conversando e trabalhando no escritório
Alta performance

Tríade do sucesso corporativo: engajamento, performance e conhecimento

15 de maio de 2024

Estudos isolados mostram que o engajamento, performance e conhecimento trazem grandes benefícios para empresas. Juntos, eles são ainda mais poderosos. Confira! Pense em uma empresa como uma árvore frutífera. Para prosperar e dar frutos saudáveis, a árvore precisa de três coisas essenciais: luz solar, água e nutrientes do solo. No contexto empresarial, esses elementos vitais […]

Continuar lendo
Líder fazendo acompanhamento diário de colaborador
Bem-estar profissional

Acompanhamento diário: como a Robbyson te ajuda a entender cada colaborador em grandes equipes

2 de maio de 2024

Dar atenção a cada pessoa da equipe, especialmente em momentos que impactam a performance, é um diferencial dos melhores líderes. Veja como fazer o acompanhamento diário com a tecnologia da Robbyson.  Fazer a gestão de uma equipe numerosa é um desafio. Quanto maior o time, mais complexo é saber sobre o desempenho de cada pessoa, […]

Continuar lendo

    Receba novidades

    x

    Utilizamos cookies e outras tecnologias para lhe oferecer uma experiência de navegação melhor, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.