Tríade do sucesso corporativo: engajamento, performance e conhecimento

15 de maio de 2024
Tríade do sucesso corporativo, pessoas conversando e trabalhando no escritório

Estudos isolados mostram que o engajamento, performance e conhecimento trazem grandes benefícios para empresas. Juntos, eles são ainda mais poderosos. Confira!

Pense em uma empresa como uma árvore frutífera. Para prosperar e dar frutos saudáveis, a árvore precisa de três coisas essenciais: luz solar, água e nutrientes do solo. No contexto empresarial, esses elementos vitais são o engajamento, a performance e o conhecimento. 

O engajamento é a luz solar, dá energia e motivação para cada membro da equipe cumprir suas tarefas. A performance é a água, uma parte essencial que mantém os processos da empresa fluindo sem interrupções. O conhecimento, por outro lado, é como os nutrientes do solo, enriquece as raízes da empresa com ideias inovadoras e as melhores práticas.

Sem um desses elementos, a árvore pode sobreviver, mas não prosperará tanto. O mesmo acontece com uma empresa. A falta de engajamento, performance ou conhecimento pode impedir seu crescimento e sucesso.

Vamos explorar cada uma delas em detalhes para você cultivá-las em sua empresa!

Engajamento

O engajamento é a conexão emocional e mental que um colaborador tem com seu trabalho. Colaboradores engajados são mais produtivos, mais felizes e mais propensos a permanecerem em suas empresas.

De acordo com a Gallup, empresas com alto nível de engajamento tendem a ter 17% mais produtividade e 41% menos absenteísmo e a lucratividade também sobe em 22%.   

Os altos executivos também reconhecem o valor do engajamento. Para 71% ele faz diferença nos resultados de uma organização. O dado é da Harvard Business Review

Estratégias para aumentar o engajamento nas empresas

Comunicação Aberta: facilitar a comunicação entre todos os níveis da organização para promover a transparência e a confiança.

Reconhecimento e Recompensas: apreciar o bom trabalho e recompensar os colaboradores por suas realizações ajuda a aumentar a moral e a motivação.


Oportunidades de Desenvolvimento: oferecer oportunidades para o desenvolvimento pessoal e profissional pode aumentar o engajamento dos funcionários.

Ambiente de Trabalho Positivo: um bom clima organizacional favorece muito a satisfação da equipe, o que traz inúmeros benefícios como mais produtividade e menos rotatividade. 

Flexibilidade: oferecer flexibilidade no tempo e local de trabalho pode aumentar a satisfação do colaborador.

Envolvimento: incluir os funcionários na tomada de decisões pode fazer com que se sintam mais envolvidos e comprometidos com a organização.

Bem-estar: promover o bem-estar físico e mental dos funcionários melhora a satisfação no trabalho.

Objetivos Claros: definir expectativas claras e realistas para os funcionários ajuda a aumentar a eficácia e o engajamento.


Feedback Contínuo: ajuda as pessoas a entenderem o que estão fazendo bem e onde podem melhorar.


Adequada Compensação e Benefícios: oferecer uma compensação justa e benefícios competitivos é fundamental para manter os funcionários engajados e motivados.

As empresas que usam a plataforma Robbyson aumentam o engajamento em cerca de 55% com funcionalidades que ajudam a implementar boa parte das estratégias que citamos acima. 

Conhecimento

O conhecimento é a base sobre a qual os colaboradores fazem seu trabalho. Ele inclui saber sobre o produto ou serviço, ter informações do mercado e das melhores práticas da indústria. Abrange, ainda, soft skills (habilidades comportamentais), aspectos correlacionados com a visão, missão e valores da empresa. 

Ações para realizar a gestão do conhecimento corporativo

Identificar as Necessidades: a primeira etapa é identificar as áreas onde o treinamento é necessário, isso pode ser feito através de avaliações de desempenho, feedback da equipe ou mudanças na indústria.

Criar um Plano de Treinamento: baseado nas necessidades identificadas, crie um plano de treinamento abrangente que forneça os conhecimentos e habilidades necessários.

Desenvolver o Conteúdo: desenvolva o conteúdo do treinamento com uma variedade de métodos modernos para engajar o colaborador. 

Avalie a Eficácia do Treinamento: após a ação, avalie sua eficácia através de testes, observação direta, feedback dos participantes, entre outros.

Implemente a Gestão do Conhecimento: crie ou use um sistema de gestão do conhecimento para capturar, armazenar e compartilhar o conhecimento na organização.

Fomente uma Cultura de Aprendizado: encoraje a busca pelo conhecimento contínuo, em que os colaboradores são incentivados a aprender, compartilhar conhecimento e melhorar constantemente.

Revise e Atualize Regularmente: revisar e atualizar regularmente o conteúdo do treinamento para garantir que ele permaneça relevante e eficaz. Também revise com base no engajamento do time nas aulas e feedbacks. 

Utilize Tecnologia: sistemas de gestão de aprendizagem (LMS) facilitam o treinamento e a gestão do conhecimento.

Integre a Gestão do Conhecimento e Treinamento: Integre a gestão do conhecimento e treinamento em todas as áreas da organização para garantir que o conhecimento seja compartilhado e aplicado efetivamente.

Você pode usar a plataforma Robbyson para realizar treinamentos EAD em sua empresa e fazer a gestão do conhecimento, entre muitas outras atividades de gestão de pessoas. As organizações que usam Robbyson notam 15% a mais no nível de aprendizagem dos colaboradores. 

Performance

Esse pilar das empresas de sucesso está no topo da pirâmide pois é impactado pelo engajamento e conhecimento dos colaboradores. Os sinônimos mais comuns são desempenho e resultado, é a soma do que a equipe realizou. Por isso, em termos de corporação, o ideal é que todo time tenha uma boa performance e não um pequeno grupo. Também é indicado dar atenção à performance individual, mesmo em grandes empresas.

E como conseguir atingir uma boa performance? 

Estabelecer Metas Claras: as metas proporcionam direção e propósito, e é importante que elas sejam claras, mensuráveis e alcançáveis para cada membro da equipe.

Fornecer Feedback Regular: O feedback construtivo ajuda os funcionários a entenderem onde eles estão indo bem e onde podem melhorar.

Investir em Treinamento e Desenvolvimento: ajuda a melhorar as habilidades e competências dos funcionários, levando a um aumento na produtividade e no desempenho.

Reconhecer e Recompensar a Performance: O reconhecimento e as recompensas podem ser grandes motivadores, incentivando os funcionários a se esforçarem mais.

Promover o Trabalho em Equipe: A colaboração e o trabalho em equipe podem levar a uma maior inovação e melhor resolução de problemas.

Fornecer Ferramentas e Recursos Adequados: Os funcionários precisam das ferramentas e recursos certos para desempenharem suas funções de maneira eficaz.

Promover um Ambiente de Trabalho Saudável: Um ambiente de trabalho saudável e positivo pode melhorar a satisfação no trabalho e a produtividade.

Encorajar a Autonomia: Permitir que os funcionários tenham controle sobre seu trabalho pode aumentar a motivação e a produtividade.

Comunicar Efetivamente: A comunicação eficaz ajuda a garantir que todos estejam na mesma página e pode resolver problemas antes que eles se tornem maiores.

Focar no Equilíbrio Entre Vida Pessoal e Profissional: pode reduzir o esgotamento e aumentar a satisfação no trabalho, o que leva a um melhor desempenho.

Empresas que usam Robbyson vêem um crescimento nesse pilar do sucesso, são 25% a mais de desempenho, em média. 

A plataforma Robbyson é construída com base nessa tríade do sucesso. Por isso, nossa tecnologia potencializa os talentos de gestores, líderes e liderados. Peça uma demonstração e veja mais detalhes: https://www.robbyson.com/fale-com-o-especialista/ 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas

Homem e mulher dando as mãos com computador, em ambiente corporativo para ilustrar texto sobre tecnologia no RH
Gestão de pessoas

Tecnologia no RH: como ela transforma o setor, as pessoas e impulsiona a performance nas empresas

22 de maio de 2024

Usar tecnologia no RH e unir às melhores abordagens da área tem grande potencial para reter talentos e reconhecer os colaboradores de acordo com o desempenho.   Já imaginou um mundo onde o RH é capaz de desenvolver pessoas e entregar melhores resultados para a empresa com tecnologia em cada etapa? Já está acontecendo! As empresas […]

Continuar lendo
Programa de recompensas, homem olha para a tela para prêmio
Gestão de pessoas

Programa de recompensas para colaboradores: como implementar de forma eficaz para motivar e reter talentos

8 de maio de 2024

Conceder prêmios não é suficiente para ter resultados num programa de recompensas. Veja como entender seu público, aumentar a recorrência e outras ações traz muito mais benefícios.  A retenção de talentos é uma das principais preocupações para muitas empresas. No Brasil, essa preocupação se torna ainda mais evidente, pois o país lidera as taxas de […]

Continuar lendo
Líder fazendo acompanhamento diário de colaborador
Bem-estar profissional

Acompanhamento diário: como a Robbyson te ajuda a entender cada colaborador em grandes equipes

2 de maio de 2024

Dar atenção a cada pessoa da equipe, especialmente em momentos que impactam a performance, é um diferencial dos melhores líderes. Veja como fazer o acompanhamento diário com a tecnologia da Robbyson.  Fazer a gestão de uma equipe numerosa é um desafio. Quanto maior o time, mais complexo é saber sobre o desempenho de cada pessoa, […]

Continuar lendo

    Receba novidades

    x

    Utilizamos cookies e outras tecnologias para lhe oferecer uma experiência de navegação melhor, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.