Tecnologia no RH: como ela transforma o setor, as pessoas e impulsiona a performance nas empresas

22 de maio de 2024
Homem e mulher dando as mãos com computador, em ambiente corporativo para ilustrar texto sobre tecnologia no RH

Usar tecnologia no RH e unir às melhores abordagens da área tem grande potencial para reter talentos e reconhecer os colaboradores de acordo com o desempenho.  

Já imaginou um mundo onde o RH é capaz de desenvolver pessoas e entregar melhores resultados para a empresa com tecnologia em cada etapa? Já está acontecendo!

As empresas estão abraçando ferramentas digitais, descobrindo novas formas de aumentar a eficiência, melhorar a experiência dos colaboradores e impulsionar a performance organizacional.

Mas como isso acontece? E quais são as implicações para o futuro do RH? Vamos mergulhar nesse universo e descobrir como a tecnologia redefine esta área.

A Evolução da Tecnologia no RH

A história da tecnologia no setor de Recursos Humanos é marcada por uma evolução significativa ao longo das décadas. Inicialmente, as empresas dependiam de processos manuais e arquivos físicos para gerenciar informações dos colaboradores. 

Podemos destacar os seguintes marcos: 

1. Sistemas de informação de RH: utilizados para gerenciar basicamente dados de colaboradores.

2. Softwares de recrutamento e seleção: surgiram para auxiliar no processo de contratação.

3. Sistemas de gestão de desempenho: desenvolvidos para avaliar e gerenciar o desempenho dos funcionários.

4. Inteligência artificial e aprendizado de máquina: introduzidos para automação e análise de dados avançada.

5. Softwares para gestão de pessoas: plataformas para gerenciar os colaboradores, acompanhá-los diariamente, direcionar treinamentos, recompensar de acordo com os resultados e, assim, aumentar a satisfação com a empresa, retenção de talentos e produtividade. Esses sistemas representaram um salto na tecnologia para RH. 

Essa progressão destaca a constante busca do setor de RH para se tornar mais eficiente, informado e estratégico.

Plataforma de gestão de pessoas

As plataformas de gestão de pessoas trouxeram tecnologia e novas possibilidades para diversos pontos que antes eram gerenciados de forma mais manual. 

Learning Management Systems 

Os Learning Management Systems (LMS) podem integrar as plataformas de gestão de pessoas, permitem o acesso a materiais de aprendizado em qualquer lugar e a qualquer hora. Com eles, os participantes podem aprender ao seu próprio ritmo, tornando o treinamento mais eficaz. A Robbyson, em sua solução para gestão de pessoas, tem um LMS com as tecnologias mais avançadas para o aprendizado. 

Gamificação 

A gamificação é uma estratégia que usa elementos de jogos para tornar o aprendizado mais envolvente e divertido. Com ela, os participantes podem se sentir mais motivados a aprender, aumentando o engajamento e a retenção do conhecimento. A estratégia pode ser usada em outros momentos também. Na Robbyson, os participantes ganham coins (moedas) para as mais diversas atividades, como compartilhar aprendizados com colegas, preencher um formulário de humor, alcançar uma meta e muito mais. Eles podem retirar recompensas, produtos, serviços e experiências, de acordo com a pontuação. 

Big Data e Inteligência Artificial

O Big Data e a Inteligência Artificial (AI) são ferramentas valiosas para a gestão de pessoas. Eles podem fornecer insights sobre o progresso do aprendizado, identificar áreas de melhoria e permitir a personalização do treinamento com base nas necessidades individuais dos treinandos.

A inteligência de dados também traz diversas informações para o gestor de pessoas, como status em relação à meta, adesão às iniciativas da empresa, pontuação nos programas de recompensa, humor e muito mais. Isso de forma simples, sem precisar se envolver com planilhas e cálculos, a plataforma traz o dado tratado e com insights para que os profissionais de RH extraiam as melhores ideias. 

Gestão de pessoas

Entender como cada colaborador está para apoiá-lo, mapear pontos fortes e de melhoria é uma tarefa desafiadora para o RH e líderes. Plataformas como a Robbyson oferecem pesquisa de humor diária. Em caso de problemas, os responsáveis recebem alertas e podem dar suporte individualizado para o colaborador. Também há dados para entender o clima geral, além de desempenho técnico e outras. 

A tecnologia também colabora para sugerir trilhas de aprendizagem personalizadas, dentro do EAD corporativo, para os profissionais.  

Monitoramento de Desempenho

As ferramentas de gestão de desempenho permitem um acompanhamento constante das atividades dos colaboradores. Os gestores têm acesso a dados em tempo real, facilitando a identificação de pontos de melhoria. Na Robbyson, é possível entender o desempenho individual e coletivo para pensar em estratégias mais próximas do resultado esperado. 

Entrega de Feedbacks

A tecnologia no RH também facilita a coleta e entrega de feedbacks. É possível estruturar dinâmicas de avaliação diversas, com respostas dos pares, lideranças e liderados. Além de algo mais formal, como um feedback 360, a própria plataforma pode estimular que os colaboradores e gestores deem feedbacks espontâneos, de forma privada ou pública. 

Há ferramentas que permitem que os feedbacks não aconteçam apenas de forma síncrona, mas a qualquer momento que seja necessário, o que acelera o desenvolvimento das pessoas. 

Meritocracia

Com todas essas ferramentas, é possível avaliar cada colaborador e setor de acordo com os resultados e ter uma gestão baseada na meritocracia de forma justa, já que os dados são imparciais, consideram o desempenho e realidade de cada trabalhador e não a subjetividade de um gestor apenas. 

O Futuro da Tecnologia na gestão de equipes

A tendência é que as tecnologias para fazer a gestão de equipes, principalmente com alta quantidade de profissionais, continuem a evoluir e que novas surjam. Por isso, gestores e líderes devem se atualizar e entender como cada recurso pode aproximar a empresa de seus objetivos. 

Ao mesmo tempo, é preciso atentar-se para o uso da tecnologia para tornar as pessoas mais felizes e realizadas no trabalho. Afinal, a tecnologia sozinha não consegue entregar bons resultados, pelo contrário, pode comprometer o trabalho de líderes e profissionais na linha de frente se for mal usada.

Agora que você conheceu um panorama do tema, veja também quais os maiores desafios da gestão de pessoas e como superá-los.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas

Tríade do sucesso corporativo, pessoas conversando e trabalhando no escritório
Alta performance

Tríade do sucesso corporativo: engajamento, performance e conhecimento

15 de maio de 2024

Estudos isolados mostram que o engajamento, performance e conhecimento trazem grandes benefícios para empresas. Juntos, eles são ainda mais poderosos. Confira! Pense em uma empresa como uma árvore frutífera. Para prosperar e dar frutos saudáveis, a árvore precisa de três coisas essenciais: luz solar, água e nutrientes do solo. No contexto empresarial, esses elementos vitais […]

Continuar lendo
Programa de recompensas, homem olha para a tela para prêmio
Gestão de pessoas

Programa de recompensas para colaboradores: como implementar de forma eficaz para motivar e reter talentos

8 de maio de 2024

Conceder prêmios não é suficiente para ter resultados num programa de recompensas. Veja como entender seu público, aumentar a recorrência e outras ações traz muito mais benefícios.  A retenção de talentos é uma das principais preocupações para muitas empresas. No Brasil, essa preocupação se torna ainda mais evidente, pois o país lidera as taxas de […]

Continuar lendo
Líder fazendo acompanhamento diário de colaborador
Bem-estar profissional

Acompanhamento diário: como a Robbyson te ajuda a entender cada colaborador em grandes equipes

2 de maio de 2024

Dar atenção a cada pessoa da equipe, especialmente em momentos que impactam a performance, é um diferencial dos melhores líderes. Veja como fazer o acompanhamento diário com a tecnologia da Robbyson.  Fazer a gestão de uma equipe numerosa é um desafio. Quanto maior o time, mais complexo é saber sobre o desempenho de cada pessoa, […]

Continuar lendo

    Receba novidades

    x

    Utilizamos cookies e outras tecnologias para lhe oferecer uma experiência de navegação melhor, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.