A arte da retenção de talentos: como reduzir o turnover e melhorar a produtividade

15 de abril de 2024
Mulher liderando time, ilustra texto sobre turnover e como revertê-lo

Turnover, que é a taxa de rotatividade de colaboradores, é negativa para as empresas e para todos da equipe. Veja como contornar esse problema com ações para ter os melhores profissionais no time.

A retenção de talentos tornou-se um dos maiores desafios para as empresas em todo o mundo e, no Brasil, a situação é ainda mais preocupante. Um estudo da Robert Half revela que o índice de turnover brasileiro é, em média, de 56%, o maior índice global. 

A estatística sinaliza uma urgência para que as organizações repensem suas estratégias de gestão em pessoas para minimizar a rotatividade e maximizar a produtividade.

Entender os diferentes tipos de turnover, suas causas e consequências, é fundamental para desenvolver abordagens efetivas que contribuam para a retenção de colaboradores valiosos.

Continue a leitura para descobrir ações que podem transformar o ambiente de trabalho na sua empresa com redução do turnover e elevação da produtividade.

Quais são os tipos de turnover?

A rotatividade de pessoal pode ser tanto um sintoma quanto uma causa de problemas mais profundos na empresa. Entender os tipos de turnover é o primeiro passo para desenvolver estratégias eficazes.

Voluntário: acontece quando o colaborador decide sair por conta própria, muitas vezes em busca de melhores oportunidades ou condições de trabalho mais adequadas.
Problemas que revelam: insatisfação dos colaboradores, como baixos salários, pouca oportunidade de crescimento ou ambiente de trabalho tóxico. Pode ser um sinal de que a empresa precisa melhorar suas práticas de gestão em pessoas e cultura organizacional.

Involuntário: quando a empresa decide encerrar o vínculo, seja por questões de desempenho, reestruturação ou outros motivos.
Problemas: sugere que a empresa pode estar enfrentando problemas financeiros que a obrigam a dispensar parte do time, ou que os critérios de desempenho e demissão podem não estar claros ou justos. Isso pode afetar a moral e a produtividade dos colaboradores que permanecem.

Funcional: envolve a saída de profissionais de baixo desempenho, é visto até mesmo como positivo.
Problemas: se ocorrer com muita frequência pode indicar que a empresa tem problemas com treinamento, integração ou definição de expectativas.

Disfuncional: turnover caracterizado pela perda de colaboradores de alto valor.
Problemas: indica que a empresa não está conseguindo reter seus melhores talentos, o que pode ser devido a problemas como falta de oportunidades de avanço, recompensas inadequadas ou um ambiente de trabalho negativo.

Quais os índices de turnover no Brasil?

Os índices de turnover no Brasil variam de acordo com o setor e a região. Mas a média, cabe relembrar, é 56%, segundo o já mencionado estudo da Robert Half.

Os desligamentos voluntários são 48%, 15% a mais do que na pesquisa anterior da mesma instituição.

Afinal, como reduzir o índice de turnover na empresa?

No contexto empresarial atual, reter talentos é mais do que uma estratégia; é uma necessidade já que a rotatividade traz problemas como:

  • Custos financeiros elevados com novos processos de recrutamento e seleção.
  • Clima de instabilidade para aqueles que ficarem na equipe.
  • Impacto na qualidade do trabalho e produtividade devido ao tempo de contratação, treinamento e ambientação do novo colaborador. 

 Abaixo, exploramos ações eficazes para reduzir o turnover e ter com os melhores talentos na empresa.

Aprimore o processo de seleção

Ao selecionar candidatos alinhados com a cultura e valores da empresa, diminui-se a probabilidade de desligamentos futuros. Envolve definir claramente o perfil desejado, utilizar métodos de avaliação eficazes e garantir uma comunicação transparente sobre as expectativas de ambos os lados. 

Um processo seletivo acertado contribui para a satisfação e engajamento das pessoas. Dessa forma, impacta, diretamente, a retenção de talentos e a produtividade da equipe.

Crie um plano de carreira

Desenvolver um plano de carreira claro e acessível é essencial para manter as pessoas motivadas e focadas no crescimento profissional dentro da empresa. Isso demonstra que a organização valoriza o desenvolvimento de seus colaboradores e está disposta a investir neles. Também ajuda a reduzir a ansiedade relacionada ao futuro profissional e incentiva a lealdade à empresa.

Crie uma política de benefícios

Uma política de benefícios atrativa e alinhada às necessidades dos colaboradores é uma ferramenta poderosa para a retenção de talentos. Benefícios como planos de saúde, vale-transporte, vale-alimentação, e espaços para descanso, por exemplo, demonstram o cuidado da empresa com o bem-estar da equipe. É importante que esses benefícios sejam comunicados de forma clara e que haja flexibilidade para adaptá-los às mudanças nas necessidades dos colaboradores.

Por isso, avalie a eficácia do pacote de benefícios de tempos em tempos. 

Motive os colaboradores

Manter os profissionais motivados é fundamental para uma produtividade sustentável e para evitar o turnover. Reconhecimento, oportunidades de aprendizado e desenvolvimento, além de um ambiente de trabalho positivo, são aspectos que contribuem significativamente para a motivação.

Acompanhe o colaborador de perto 

Saber qual o desempenho de cada pessoa da equipe faz total diferença na retenção de talentos. A frase “As pessoas pedem demissão de líderes, não de empresas” é bastante compatível com o que vemos na realidade. É o líder que tem impacto direto no dia a dia do trabalhador. Assim, é fundamental acompanhar o colaborador de perto mesmo em equipes numerosas.

Com tecnologias estratégicas e mais habilidades de liderança, é possível orientar individualmente quem precisa e reconhecer aqueles que estão se destacando. A nossa plataforma de gestão de performance e engajamento, por exemplo, envia alertas quando o humor do colaborador está negativo por dias consecutivos. A performance também pode ser avaliada no detalhe. 

Tenha uma comunicação clara

A comunicação permite que os colaboradores compreendam claramente as expectativas, metas e objetivos da empresa. É possível aumentar a adesão à cultura e a visão da empresa, o que contribui para uma maior satisfação no trabalho e um comprometimento mais forte com a organização.

A comunicação regular e aberta também ajuda a construir confiança e respeito entre a administração e os colaboradores. Isso promove um ambiente de trabalho saudável no qual o time se sente valorizado e ouvido. 

Plataforma para ajudar na retenção

Implementar boa parte das práticas de diminuição do turnover pode ser realizada com tecnologia. A Robbyson é utilizada para diversos desses objetivos com recursos que ampliam o poder de atuação dos gestores. Há ferramentas para comunicação, reconhecimento, acompanhamento e muito mais.

Peça uma demonstração e veja como a solução pode auxiliá-lo em diversas metas: https://www.robbyson.com/fale-com-o-especialista/ 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas

Homem e mulher dando as mãos com computador, em ambiente corporativo para ilustrar texto sobre tecnologia no RH
Gestão de pessoas

Tecnologia no RH: como ela transforma o setor, as pessoas e impulsiona a performance nas empresas

22 de maio de 2024

Usar tecnologia no RH e unir às melhores abordagens da área tem grande potencial para reter talentos e reconhecer os colaboradores de acordo com o desempenho.   Já imaginou um mundo onde o RH é capaz de desenvolver pessoas e entregar melhores resultados para a empresa com tecnologia em cada etapa? Já está acontecendo! As empresas […]

Continuar lendo
Tríade do sucesso corporativo, pessoas conversando e trabalhando no escritório
Alta performance

Tríade do sucesso corporativo: engajamento, performance e conhecimento

15 de maio de 2024

Estudos isolados mostram que o engajamento, performance e conhecimento trazem grandes benefícios para empresas. Juntos, eles são ainda mais poderosos. Confira! Pense em uma empresa como uma árvore frutífera. Para prosperar e dar frutos saudáveis, a árvore precisa de três coisas essenciais: luz solar, água e nutrientes do solo. No contexto empresarial, esses elementos vitais […]

Continuar lendo
Programa de recompensas, homem olha para a tela para prêmio
Gestão de pessoas

Programa de recompensas para colaboradores: como implementar de forma eficaz para motivar e reter talentos

8 de maio de 2024

Conceder prêmios não é suficiente para ter resultados num programa de recompensas. Veja como entender seu público, aumentar a recorrência e outras ações traz muito mais benefícios.  A retenção de talentos é uma das principais preocupações para muitas empresas. No Brasil, essa preocupação se torna ainda mais evidente, pois o país lidera as taxas de […]

Continuar lendo

    Receba novidades

    x

    Utilizamos cookies e outras tecnologias para lhe oferecer uma experiência de navegação melhor, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.