Layout do blog

Afinal, o que é disrupção?

10 de janeiro de 2023
Afinal, o que é disrupção?

Ao mesmo tempo que desejada, a disrupção ainda é uma ideia muito mal entendida por grande parte das pessoas e empresas que lidam com inovação nos dias de hoje. Por isso, para tentar jogar mais luzes nesse importante conceito, é preciso dar um passo atrás.

A primeira aparição do termo aconteceu em 1995, quando o professor de Harvard, Clayton Christensen, publicou o artigo “Disrupting Technologies: Catching the Wave” (Tecnologias Disruptivas: Surfando na Onda, em tradução livre).


Interessado em compreender como pequenas, e aparentemente inofensivas, empresas surgiam e cresciam e se tornavam gigantes mudando regras e modelos de negócios , dois anos depois ele consolidou a sua teoria no essencial “ O Dilema Da Inovação – Quando As Novas Tecnologias Levam As Empresas Ao Fracasso ”, lançado no Brasil em 2011 pela Editora MBOOKS.


E a coisa mais importante que ele descobriu é que a disrupção não é um evento, mas sim um processo . E um processo que desestabiliza justamente quem acredita-se invulnerável.

Graças ao poder das grandes ideias, a disrupção alavanca o capitalismo sacudindo, e às vezes aniquilando, a concorrência ao literalmente desprezar quem se acredita “too big to fail” (grande demais para quebrar, em tradução livre).


É que a disrupção desafia os players consolidados de um mercado ao apresentar um produto/serviço geralmente mais simples e mais barato que seus concorrentes a uma fatia do público que até então não tinha acesso a tal solução.


A partir daí, “mordendo pelas beiradas”, como se diz no jargão popular, a solução que era periférica acaba se tornando a principal, como num piscar de olhos.


A disrupção não é tecnologia, mas a tecnologia acelera a disrupção.


A disrupção não é um fenômeno dos tempos modernos e ultra tecnológicos. Mas aproveita como ninguém das facilidades proporcionadas pela internet – assim, processos que levariam “muitas décadas” no mundo analógico se transformam em “poucos anos” no mundo contemporâneo.


Foi assim, por exemplo, com o YouTube. No princípio, os grandes estúdios de cinema e as principais emissoras de TV simplesmente menosprezaram o site que oferecia a qualquer pessoa a chance de ter seu próprio canal de vídeos. Hoje, já existe até uma categoria de profissionais que vive (e muito bem!) exclusivamente da plataforma – os youtubers.


Plataformas streaming como Netflix e HBO Go! acabaram com as videolocadoras. Aplicativos de transporte, como o Uber e a 99, ainda incomodam bastante os serviços de táxi. Assim como o Airbnb já briga – e há quem diga que já vença – a tradicionalíssima indústria hoteleira.


Um homem está segurando um celular nas mãos.

Materiais gratuitos para aprimorar suas estratégias

Acessar materiais
Um tablet com a imagem de uma árvore na tela.

Conheça mais sobre as possibilidades da Robbyson

Acessar vídeos
Um homem está sentado em uma mesa em frente a um computador.
Por Danubia Bertoldi 25 de fevereiro de 2025
O engajamento do cliente traz benefícios como maior taxa de fidelização, menor custo de aquisição de clientes e fortalecimento da reputação da empresa.
Uma mulher está sentada em uma mesa em frente a um computador.
Por Danubia Bertoldi 20 de fevereiro de 2025
Sempre há desafios para atingir a eficácia operacional, mas há formas de superá-los e otimizar esse ponto essencial nas empresas. Saiba como!
Duas mulheres estão sentadas à mesa com um laptop e conversando entre si.
Por Danubia Bertoldi 14 de fevereiro de 2025
A pesquisa de clima é uma ferramenta poderosa para realizar diagnósticos, obter insights e gerar planos de ação para impulsionar resultados. Veja como fazer!
Um homem está sentado em uma mesa escrevendo em um pedaço de papel.
Por Danubia Bertoldi 7 de fevereiro de 2025
Escolher os indicadores de desempenho estratégicos para o negócio não só traz bons KPIs para analisar como direciona os esforços. Veja dicas!
Absenteísmo: três pilares para diminuir a taxa
Por Danubia Bertoldi 30 de janeiro de 2025
O absenteísmo é um desafio nas empresas e revela o baixo engajamento dos colaboradores. Veja como diminuir a taxa!
Um grupo de pessoas está sentado em uma mesa olhando para um tablet
Por Danubia Bertoldi 24 de janeiro de 2025
Use o ano que passou como norte para compreender os aprendizados e como traçar metas para o novo período. Veja como fazer avaliação de resultados!
Índice de felicidade nas empresas: veja como a satisfação muda resultados
Por Danubia Bertoldi 15 de janeiro de 2025
Aumentar o índice de felicidade nas empresas traz vários frutos, alguns comprovados pela ciência. Veja como aumentar a satisfação dos colaboradores!
Um grupo de pessoas está sentado ao redor de uma mesa apertando as mãos.
Por Danubia Bertoldi 8 de janeiro de 2025
Conheça as tendência em atendimento ao cliente para 2025 e veja como aplicá-las para ter mais sucesso neste ano!
Um homem está fazendo uma apresentação para um grupo de pessoas em uma sala de conferências.
Por Danubia Bertoldi 19 de dezembro de 2024
O planejamento anual pode ser o início do sucesso daqueles que realizam a tarefa com a atenção que ela requer. Veja 6 dicas!
mitos da gamificação
Por Danubia Bertoldi 6 de dezembro de 2024
Conheça mitos da gamificação que impedem empresas de aplicar essa metodologia capaz de impulsionar engajamento, produtividade e outros.
Quer receber notícias frequentes sobre performance e engajamento?

Assine nossa newsletter!
<
Share by: