Layout do blog

A felicidade do colaborador influencia na produtividade da empresa?

12 de abril de 2023
A felicidade do colaborador influencia na produtividade da empresa?

A felicidade no ambiente de trabalho é um tema em alta porque já se mostrou como um dos mais importantes indicadores de desempenho. Pesquisas mostram que a felicidade do colaborador aumenta sua produtividade e tem impacto direto nos resultados das organizações.


Segundo dados da Warwick University, do Reino Unido, funcionários felizes são 20% mais produtivos. Mas, afinal, em que consiste a felicidade dos colaboradores e como alcançá-la?


É o que veremos à frente!


O que é felicidade no trabalho?


Ainda que felicidade possa ser um conceito subjetivo, porque ela é diferente para cada um, de maneira geral, significa sentir prazer em realizar as tarefas da rotina. Além disso, está ligada a aspectos como:


– A valorização da pessoa enquanto profissional;

– O reconhecimento de sua importância para a organização;

– A perspectiva de evolução pessoal e profissional;

– O ganho de reconhecimento e respeito dos pares;

– O retorno financeiro obtido no cargo.


No entanto, no ambiente corporativo, essa felicidade pode ser difícil de alcançar. Segundo o estudo “Panorama do bem-estar corporativo 2022”, do Gympass, 28% dos brasileiros estão infelizes no ambiente de trabalho. O levantamento ainda aponta que para 83% dos entrevistados, o bem-estar é tão importante quanto o salário.


A pesquisa aconteceu em 9 países e contou com a participação de mais de 9 mil pessoas que falaram sobre o assunto e mostraram que, em 77% dos casos, abandonariam uma empresa que não se importasse com o bem-estar do profissional.

Tudo isso mostra que a felicidade é um fator determinante para manter os colaboradores sempre produtivos.


Qual a importância da felicidade no trabalho?


Além de aumentar a produtividade do colaborador, a felicidade no ambiente de trabalho produz outros impactos positivos para a organização, tais como:


– Reduz a rotatividade de colaboradores na empresa;

– Diminui o absenteísmo;

– Contribui para a retenção e atração de talentos;

– Reduz as reclamações trabalhistas;

– Melhora os índices de vendas e satisfação do cliente.


Todos estes aspectos são favoráveis à empresa e ajudam a criar uma imagem positiva perante ao público, mas como chegar a isso?


Como aumentar a felicidade do colaborador?

Hoje, felizmente, boa parte das empresas estão implementando iniciativas em favor da felicidade no ambiente de trabalho. A velha imagem do ambiente corporativo estressante, mecânico e sem inspiração está sendo substituída. E algumas ações que estão ajudando nessa mudança são:


1. Medir o clima organizacional


Antes de mais nada, as empresas devem entender seu momento atual em relação à felicidade dos colaboradores. Então, nada melhor do que começar com uma pesquisa de clima organizacional.


Ouvir dos próprios colaboradores como eles estão se sentindo é fundamental para saber o que deve ser feito. Portanto, estimule o feedback de seus times e crie uma cultura em que todos possam expressar suas ideias de melhoria. Afinal, é sobre a rotina destas pessoas que se trata.


2. Melhorar a comunicação com a equipe


Por natureza, as pessoas precisam se comunicar, seja em suas vidas privadas ou no ambiente de trabalho. Por isso, uma iniciativa que ajuda a aumentar a satisfação dos profissionais é estabelecer uma comunicação direta com a equipe, permitindo que ela se comunique também com as lideranças.


Para isso, você pode usar ferramentas que integram gestão de pessoas e comunicação, e assim criar uma relação mais eficiente com os colaboradores.


3. Investir em saúde mental e bem-estar


Vimos antes que 77% dos colaboradores podem abandonar uma empresa que não se preocupa com bem-estar. Por outro lado, a pesquisa aponta que 85% das pessoas aceitariam permanecer em seus cargos atuais se a empresa desse mais atenção ao bem-estar.


Esses dados mostram que o cuidado com bem-estar e saúde mental são dois dos fatores mais importantes para a felicidade dos colaboradores, então você precisa dar mais atenção a isso.


Comece não expondo os funcionário a jornadas exaustivas; aproxime as lideranças e promova uma troca de vivências que ajude a melhorar a execução das tarefas; promova um ambiente de confiança, em que as pessoas se sintam confortáveis para pedir ajuda; bonifique conquistas e ajude a atingi-las. Mostre que sua empresa se importa.


4. Gamificar as tarefas


A gamificação pode ajudar a transformar seu ambiente de trabalho, fazendo com que as tarefas sejam mais agradáveis. A ideia é criar jogos, com recompensas, que estimulam os colaboradores a realizarem suas atividades do dia a dia. Essa ludicidade pode ajudar a diminuir o estresse da rotina, incentivar o aprendizado contínuo e o engajamento dos profissionais.


5. Facilitar a rotina


Outra ação que recomendamos e pode ajudá-lo a aumentar a felicidade dos colaboradores, fazendo crescer sua produtividade, é justamente, tornar a vida deles mais fácil. Isso quer dizer investir em ações que possam otimizar a rotina do profissional, permitindo que ele realize suas atividades de maneira simples e prática. Mas, como?


É simples: usando tecnologia!


O Robbyson, por exemplo, é uma plataforma para gestão de pessoas e engajamento de times. Ele usa ciência de dados, machine learning e usa gamificação para desafiar os colaboradores a realizarem suas tarefas diárias. Com sistema de recompensa, ele transforma a experiência dos profissionais e aumenta o senso de colaboração entre as equipes, que podem compartilhar experiências para avançar e crescer juntos.


Além disso, é uma plataforma que integra gestão e comunicação, centralizando informações e facilitando o contato dos gestores, líderes e equipe interna. Então, se quiser aumentar a felicidade dos seus colaboradores para gerar mais produtividade, entre em contato agora e agende uma demonstração do Robbyson!


Um homem está segurando um celular nas mãos.

Materiais gratuitos para aprimorar suas estratégias

Acessar materiais
Um tablet com a imagem de uma árvore na tela.

Conheça mais sobre as possibilidades da Robbyson

Acessar vídeos
Um homem está sentado em uma mesa em frente a um computador.
Por Danubia Bertoldi 25 de fevereiro de 2025
O engajamento do cliente traz benefícios como maior taxa de fidelização, menor custo de aquisição de clientes e fortalecimento da reputação da empresa.
Uma mulher está sentada em uma mesa em frente a um computador.
Por Danubia Bertoldi 20 de fevereiro de 2025
Sempre há desafios para atingir a eficácia operacional, mas há formas de superá-los e otimizar esse ponto essencial nas empresas. Saiba como!
Duas mulheres estão sentadas à mesa com um laptop e conversando entre si.
Por Danubia Bertoldi 14 de fevereiro de 2025
A pesquisa de clima é uma ferramenta poderosa para realizar diagnósticos, obter insights e gerar planos de ação para impulsionar resultados. Veja como fazer!
Um homem está sentado em uma mesa escrevendo em um pedaço de papel.
Por Danubia Bertoldi 7 de fevereiro de 2025
Escolher os indicadores de desempenho estratégicos para o negócio não só traz bons KPIs para analisar como direciona os esforços. Veja dicas!
Absenteísmo: três pilares para diminuir a taxa
Por Danubia Bertoldi 30 de janeiro de 2025
O absenteísmo é um desafio nas empresas e revela o baixo engajamento dos colaboradores. Veja como diminuir a taxa!
Um grupo de pessoas está sentado em uma mesa olhando para um tablet
Por Danubia Bertoldi 24 de janeiro de 2025
Use o ano que passou como norte para compreender os aprendizados e como traçar metas para o novo período. Veja como fazer avaliação de resultados!
Índice de felicidade nas empresas: veja como a satisfação muda resultados
Por Danubia Bertoldi 15 de janeiro de 2025
Aumentar o índice de felicidade nas empresas traz vários frutos, alguns comprovados pela ciência. Veja como aumentar a satisfação dos colaboradores!
Um grupo de pessoas está sentado ao redor de uma mesa apertando as mãos.
Por Danubia Bertoldi 8 de janeiro de 2025
Conheça as tendência em atendimento ao cliente para 2025 e veja como aplicá-las para ter mais sucesso neste ano!
Um homem está fazendo uma apresentação para um grupo de pessoas em uma sala de conferências.
Por Danubia Bertoldi 19 de dezembro de 2024
O planejamento anual pode ser o início do sucesso daqueles que realizam a tarefa com a atenção que ela requer. Veja 6 dicas!
mitos da gamificação
Por Danubia Bertoldi 6 de dezembro de 2024
Conheça mitos da gamificação que impedem empresas de aplicar essa metodologia capaz de impulsionar engajamento, produtividade e outros.
Mais Posts
Quer receber notícias frequentes sobre performance e engajamento?

Assine nossa newsletter!
<
Share by: