
Que uma gestão de pessoas eficiente é fundamental para os resultados em uma empresa você já sabe, mas será que está por dentro das novidades e tendências deste setor?
Acompanhar a evolução do mercado se tornou indispensável e isso envolve apostar em novas tecnologias e estratégias, sempre visando a melhoria de processos. Por exemplo, em 2023, uma das tendências em gestão de pessoas é que as empresas foquem ainda mais em ações que promovam ambientes corporativos positivos, priorizando a saúde mental no pós-pandemia.
Além disso, a qualidade de vida e a humanização de processos também tendem a ganhar força, pontos que suportarão o aumento da produtividade dos colaboradores. Abaixo, listamos as maiores tendências em gestão de pessoas em 2023.
1. Saúde mental e bem-estar
Saúde mental e bem-estar são assuntos cada vez mais presentes no mundo corporativo, porque, comprovadamente, têm influência direta na performance da empresa. E eles ganharam ainda mais importância por conta da pandemia, já que, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a saúde mental global piorou na pandemia. Em apenas um ano após o surgimento do coronavírus, houve aumento de 25% no número de pacientes com quadros de ansiedade e depressão.
Independente da jornada de trabalho (híbrida, presencial ou remota), a tendência é que, em 2023, as empresas se dediquem aos cuidados com seus profissionais, promovendo ações de bem-estar. Tais iniciativas favorecem o aumento da satisfação, motivação e o engajamento dos colaboradores, melhorando o clima organizacional e, por consequência, os resultados.
2. Employee Experience
O employee experience (experiência dos funcionários) é um tema em alta e uma das maiores tendências no ano de 2023, sendo um dos principais desafios da gestão de pessoas.
Nos últimos anos, o capital humano se tornou uma prioridade nas melhores empresas do mundo, mudança que aconteceu devido às transformações no mercado de trabalho. Hoje, as organizações perseguem prêmios como o Great Place to Work, que lista as melhores empresas para trabalhar, porque entenderam que dar o protagonismo aos profissionais é o diferencial de grandes negócios.
Sendo assim, investir em políticas que priorizam o colaborador, desenhar planos de carreira que promovam seu crescimento e pensar em uma série de benefícios voltados ao público interno são algumas iniciativas que contribuem para uma experiência positiva e ajudam, por exemplo, na retenção de talentos.
3. Total Experience
Já deu para perceber que uma gestão de pessoas eficiente passa, sobretudo, pelas experiências que as empresas conseguem oferecer. Em 2023, uma das tendências é investir no pool de ações que possam beneficiar tanto o público interno, quanto o externo – ou seja, o cliente final. O chamado total experience busca integrar as experiências do cliente e do colaborador, alinhando suas jornadas em um processo otimizado para, de fato, gerar valor.
Para que isso aconteça, algumas ferramentas especializadas são capazes de conectar toda a organização, facilitando sua gestão.
4. Plataformas de gestão de pessoas e engajamento
Por fim, a tecnologia continuará sendo fundamental para o setor, do recrutamento e seleção, à gestão das rotinas e engajamento de equipes. A tendência para 2023 é utilizar a inteligência de dados para gerar insights e enxergar pontos de melhoria na gestão dos colaboradores. Nesse ponto, o Robbyson pode ajudar.
O Robbyson é uma plataforma completa para gestão de pessoas e engajamento de times. Ele utiliza ciência de dados, machine learning e conta com recursos gamificados que promovem desafios e a evolução dos colaboradores.
Além disso, é uma plataforma que integra gestão e comunicação, centralizando informações e facilitando o contato dos gestores, líderes e equipe interna. Tudo isso contribui para a melhoria dos processos e, no fim, para o aumento da satisfação, tanto dos profissionais quanto de seus clientes finais.
Agende uma demonstração e entenda como o Robbyson funciona na prática!

Materiais gratuitos para aprimorar suas estratégias
