Liderança eficaz: aprenda com grandes líderes e conquiste a excelência

27 de março de 2024
Liderança eficaz, mulher à frente da equipe

Exercer a liderança eficaz é a busca de profissionais de ponta. Neste artigo, vamos mostrar 5 pessoas que são inspiração para quem ocupa essa nobre e desafiadora posição. Confira!

Se você está procurando saber o que é e como ser um líder de excelência, uma característica podemos afirmar que tem: a busca pelo aprimoramento constante. Uma das formas de alcançar a eficácia na função é estudar a trajetória de outros profissionais. 

Neste artigo, mostramos homens e mulheres que, por diferentes motivos, mostram o caminho até a excelência. Confira e termine o artigo inspirado!

O que é, realmente, liderança eficaz?

A liderança eficaz é a capacidade de influenciar, motivar e capacitar uma equipe para alcançar metas e objetivos comuns. Um líder eficaz é alguém que consegue:

  • Inspirar confiança e respeito;
  • Promover a colaboração e a comunicação aberta;
  • Criar um ambiente de trabalho positivo e produtivo; 
  • Tomar decisões estratégicas;
  • Gerenciar mudanças;
  • Resolver conflitos de maneira eficaz;
  • Promover o desenvolvimento de outras pessoas, fornecendo orientação, feedback construtivo e oportunidades de crescimento;
  • Ter uma visão clara e ser capaz de comunicá-la de forma inspiradora.

Se precisássemos sintetizar o que é liderança eficaz, diríamos que é sobre dar o exemplo, construir relacionamentos sólidos e promover uma cultura de desempenho e responsabilidade.

Líderes para se inspirar

Algumas pessoas, grandes profissionais no mundo todo, mostram, na prática, como ser um líder que desempenha suas funções com primor. 

Sheryl Sandberg 

Sheryl Sandberg é ex-COO do Meta (antigo Facebook), primeira mulher a ocupar um lugar na diretoria da empresa, papel que exerceu durante 12 anos. Também foi gerente no Google e responsável pelos projetos de filantropia da gigante da tecnologia.

É conhecida por seu foco em desenvolver uma cultura de abertura e transparência. Ela também é uma defensora dos direitos das mulheres no local de trabalho, como evidenciado por seu livro best-seller “Faça acontecer: mulheres, trabalho e liderança” e em sua organização sem fins lucrativos, leaning.org, cujo objetivo é “oferecer a mulheres apoio e inspiração para ajudá-las a alcançar seus objetivos”.

A trajetória de Sheryl Sandberg demonstra algumas características fortes de uma excelente líder. Ela é autora do livro “Plano B: Como encarar adversidades, desenvolver resiliência e encontrar felicidade”, o qual escreveu após encontrar o marido sem vida na sala de ginástica. Além da experiência pessoal, ela dialoga com uma pesquisa de Adam Grant, acerca de outras adversidades comuns na existência humana e a capacidade da espécie de superá-las.

“O verdadeiro teste não é se você evita esse fracasso, porque você não irá. É se você deixa isso te abater ou se você aprende com isso. As pessoas que aprendem com isso, essas são as que realmente sucedem.” – Sheryl Sandberg

A trajetória e obras de Sheryl mostram o porquê ela é uma líder com excelência. Inspira pessoas, colabora para o crescimento de grandes empresas, é resiliente e inovadora. 

Indra Nooyi 

A indiana Indra Nooyi foi CEO da PepsiCo por 12 anos, durante os quais ela foi responsável por impulsionar o crescimento e a lucratividade da empresa. Ela é conhecida por sua abordagem focada nas pessoas para a liderança, acreditando no fortalecimento e no desenvolvimento de suas equipes.

Já passou por outras grandes empresas como Amazon, Philips, MIT e outras. Ela vê nos principais desafios atuais de gestão potencial para a economia crescer.

Em sua biografia, “My Life In Full”, afirma que as empresas e governo devem priorizar o ecossistema de cuidados, licenças remuneradas e flexibilidade de trabalho. Para ela, tais medidas são essenciais para apoiar os jovens que estão construindo suas famílias e podem colaborar com o crescimento não só das organizações, mas de uma nação inteira. 

Richard Branson 

 Richard Branson, fundador do Virgin Group, tem empreendimentos que vão da música às viagens aeroespaciais. Porém, mais impressionante que os negócios bem-sucedidos é sua história.

Aos 16 anos, ele abandonou a escola devido à dislexia, condição do neurodesenvolvimento caracterizada pela dificuldade de leitura. A partir daí, seus pais educaram-no para ser livre. 

Percorrendo um caminho pouco tradicional, conseguiu demonstrar flexibilidade e resiliência, o que se refletiu em sua liderança centrada nas pessoas. Ele acredita que se você cuidar de seus funcionários, eles cuidarão de seus negócios.

“Cuide de seus funcionários e eles cuidarão do seu negócio”, é a frase mais célebre de Branson.

Richard mostra que cada pessoa é única e tem potencial, independente das condições. Um líder deve conseguir identificar qual a melhor forma de extrair o melhor de cada um, desenvolver habilidades e inspirá-las com a própria história.

Mary Barra

Se seu desafio é liderar uma equipe grande, Mary Barra é uma inspiração. Ela é CEO da General Motors, a primeira mulher a liderar uma grande empresa automobilística. Junto ao cargo, ocupa uma cadeira no Conselho Administrativo. 

Tem metas audaciosas, como liderar uma montadora com emissão de carbono zero para um trânsito sem congestionamentos, como afirma em seu perfil no LinkedIn. Dessa forma, além de impactar no entorno, tem uma preocupação de deixar um legado alinhado ao propósito da organização.

Ela é conhecida por sua liderança em gestão de pessoas, focando no desenvolvimento de uma cultura de trabalho em equipe. Acredita que todos merecem uma chance de mostrar o potencial de suas ideias. 

“Não se trata de ter o direito de oportunidades e sim de ter a oportunidade de estar certo.” – Mary Barra

Luiza Trajano 

Luiza Trajano é uma grande líder principalmente por sua capacidade de inovar e adaptar-se às mudanças do mercado. À frente do Magazine Luiza, ela transformou uma pequena rede de lojas de móveis em uma das maiores empresas de varejo do Brasil.

Luiza vê a gestão de pessoas como a chave para o sucesso dos negócios. Ela acredita que tratar os funcionários com respeito e dignidade, incentivá-los a crescer e aprender, e criar um ambiente de trabalho positivo são essenciais para o sucesso a longo prazo. Ela é conhecida por sua abordagem humana e próxima à gestão, promovendo um ambiente de trabalho onde todos se sentem valorizados e ouvidos.

“Eu acredito muito que o grande líder é aquele que faz o outro crescer. E para fazer o outro crescer, você precisa dar autonomia para ele.”, afirma.

Mais inspiração para líderes

Sabia que a felicidade também colabora para a alta performance? E não só de líderes, mas de liderados também. Ao ser um líder feliz e promover esse sentimento na equipe, a excelência fica mais próxima. Veja o que a ciência diz sobre felicidade no trabalho


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas

    Receba novidades

    x

    Utilizamos cookies e outras tecnologias para lhe oferecer uma experiência de navegação melhor, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.