Felicidade no trabalho: ciência revela caminho para bem-estar profissional e alta performance

31 de janeiro de 2024
Pessoas que têm felicidade no trabalho em mesa, gargalhando

Felicidade no trabalho não é uma utopia, mas uma busca de empresas de ponta como Google, Airbnb e Amazon. Saiba quais são os frutos de ter pessoas mais felizes na sua equipe e como implementar uma cultura corporativa positiva. 

As pessoas estão entendendo que vida profissional e pessoal caminham lado a lado, uma influencia a outra. Por isso, a felicidade no trabalho não é um luxo e sim uma necessidade humana. Quando o trabalho vai mal, provavelmente, trará impactos negativos para os aspectos classificados como pessoais: família, amigos, autocuidado. O contrário também é verdadeiro.  

O assunto é tão importante que na Dinamarca há uma palavra específica: Arbedjsglæde, significa, literalmente, felicidade no trabalho. Com base no conceito, uma empresa dinamarquesa chamada Woohoo Partnership introduziu uma metodologia revolucionária destinada a promover mudanças duradouras no ambiente empresarial. O objetivo é proporcionar, assim, uma maior satisfação e felicidade aos times.

Gigantes globais como Google, Airbnb e Amazon adotaram a ideia e criaram um novo cargo na empresa – o Chief Happiness Officer (CHO). Sua função? Garantir que as pessoas não apenas venham trabalhar todos os dias, mas sejam felizes enquanto fazem isso.

Junte-se a nós enquanto exploramos a crescente importância da felicidade no trabalho e como empresas e indivíduos podem cultivar o verdadeiro Arbedjsglæde. Ao longo do texto, você encontra a visão de especialistas e da ciência para estimular a felicidade na sua equipe.

Felicidade no trabalho: o que a ciência diz

Metas, produtividade e resultado são focos comuns de qualquer empresa. Será que a felicidade pode ajudar a alcançar esses objetivos? Segundo a ciência, sim. E os efeitos da felicidade profissional não se restringe aos três objetivos, como você vai ver agora. 

Menos acidentes de trabalho

A felicidade corporativa tem um impacto direto na segurança do funcionário. De acordo com uma pesquisa da Gallup, trabalhadores felizes têm 50% menos acidentes de trabalho. O estudo sugere que o sentimento pode contribuir para uma força de trabalho mais focada e consciente. 

Mais produtividade

A produtividade é um indicador crucial. Segundo a Harvard Business Review, a felicidade no trabalho traz mais produtividade para a empresa. Comprovadamente, pessoas com níveis mais altos de felicidade corporativa são 31% mais produtivas. Como resultado, a empresa verá uma melhoria no desempenho geral da companhia. 

Eficiência

Além da produtividade, a eficiência também é um fator essencial. Ainda de acordo com a Harvard Business Review, a felicidade corporativa eleva a eficiência em impressionantes 85%. Dessa forma, podemos concluir que funcionários felizes não apenas fazem mais, eles fazem isso de maneira mais eficiente.

Inovação

A já citada pesquisa da Harvard Business Review mostrou que pessoas felizes são 300% mais inovadoras. Isso quer dizer que a felicidade das pessoas na sua empresa pode ser o catalisador para soluções criativas e ideias inovadoras.

O que dizem os especialistas?

Entender a definição de felicidade no trabalho também é fundamental para incluí-la na cultura corporativa. Por isso, aqui vão algumas considerações de especialistas. 

Segundo Renata Rivetti, diretora da Reconnect Happiness at Work, a atividade profissional precisa ter propósito, mas com repercussões no senso de realização, dentro e fora da empresa. 

Assim, significado e autorrealização são essenciais para alguém ser feliz no trabalho. Alegria no dia a dia, com itens divertidos e festas podem ajudar, mas não se sustentam sem que o trabalho seja significativo e fonte de realização para o colaborador. 

Já para Paul Dolan, professor de ciências comportamentais na London School of Economics e no Imperial College de Londres, “felicidade são experiências de prazer e propósito ao longo do tempo”. 

Como incluir a felicidade na cultura da empresa?

Líderes e gestores de pessoas precisam estar atentos a algumas questões para fazer da felicidade parte da cultura empresarial

Descobrir pontos fortes 

Identificar os pontos fortes individuais cria uma oportunidade para alinhar tarefas e responsabilidades com as habilidades naturais das pessoas. Quando os colaboradores usam suas habilidades e talentos, eles se sentem mais engajados e realizados, o que gera maior envolvimento com a empresa.

Redesenhar o trabalho (Job Crafting)

O conceito de Job Crafting se refere à personalização do trabalho para que ele se ajuste melhor às habilidades e interesses individuais. Ao permitir que os colaboradores trabalhem de forma alinhada às preferências e pontos fortes, a empresa aumenta a satisfação no trabalho e a eficiência. Assim, você cria um ambiente mais harmonioso e produtivo.

Celebrar mais as conquistas

Celebrar as conquistas, sejam grandes ou pequenas, ajuda a fortalecer a cultura da valorização. Ao reconhecer o esforço e o trabalho duro, a empresa reforça a sensação de realização e propósito. Dessa forma, cria um ambiente de trabalho mais motivador.

Desenvolvimento e treinamentos

Investir em desenvolvimento e treinamentos é uma poderosa estratégia para aumentar a competência e a confiança dos colaboradores. Com o aumento do conhecimento e das habilidades, os colaboradores podem melhorar seu desempenho e, consequentemente, ter maior satisfação no trabalho.

Reconhecimento e valorização

Reconhecer e valorizar o bom trabalho é fundamental para construir uma cultura de respeito e apreciação. Quando os colaboradores se sentem valorizados, eles desenvolvem um maior senso de pertencimento e comprometimento com a empresa, o que pode levar a um melhor desempenho geral.

Segurança psicológica

Promover um ambiente de segurança psicológica é essencial para que os colaboradores se sintam confortáveis para expressar suas ideias e preocupações. Um ambiente seguro estimula a inovação e a colaboração, além de fortalecer a confiança e o bem-estar.

Não desconsidere a vida pessoal 

Imagine trabalhar quando você enfrenta um grande desafio na vida pessoal? Apesar de serem esferas vistas, por muitos, como separadas, o profissional também é impactado por situações fora da empresa. Entenda como cada trabalhador se sente para tentar, na medida do possível, adequar a rotina e prestar apoio na medida do possível. 

Nós, da Robbyson, acreditamos que nosso Manifesto pode inspirá-lo a implantar uma cultura corporativa na qual a felicidade seja parte integrante.

Felicidade na pauta do dia a dia

Pronto para inserir a felicidade corporativa na rotina do seu time? A Robbyson pode te ajudar com um software que auxilia a entender:

  • O sentimento de cada colaborador
  • Habilidades individuais
  • Clima organizacional
  • Reconhecer e celebrar as conquistas, individuais e coletivas

Saiba mais sobre como fazemos tudo isso com o sistema para líderes impulsionarem as equipes e torná-las mais felizes: https://www.robbyson.com/videos-demonstrativos/


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas

Homem e mulher dando as mãos com computador, em ambiente corporativo para ilustrar texto sobre tecnologia no RH
Gestão de pessoas

Tecnologia no RH: como ela transforma o setor, as pessoas e impulsiona a performance nas empresas

22 de maio de 2024

Usar tecnologia no RH e unir às melhores abordagens da área tem grande potencial para reter talentos e reconhecer os colaboradores de acordo com o desempenho.   Já imaginou um mundo onde o RH é capaz de desenvolver pessoas e entregar melhores resultados para a empresa com tecnologia em cada etapa? Já está acontecendo! As empresas […]

Continuar lendo
Tríade do sucesso corporativo, pessoas conversando e trabalhando no escritório
Alta performance

Tríade do sucesso corporativo: engajamento, performance e conhecimento

15 de maio de 2024

Estudos isolados mostram que o engajamento, performance e conhecimento trazem grandes benefícios para empresas. Juntos, eles são ainda mais poderosos. Confira! Pense em uma empresa como uma árvore frutífera. Para prosperar e dar frutos saudáveis, a árvore precisa de três coisas essenciais: luz solar, água e nutrientes do solo. No contexto empresarial, esses elementos vitais […]

Continuar lendo
Programa de recompensas, homem olha para a tela para prêmio
Gestão de pessoas

Programa de recompensas para colaboradores: como implementar de forma eficaz para motivar e reter talentos

8 de maio de 2024

Conceder prêmios não é suficiente para ter resultados num programa de recompensas. Veja como entender seu público, aumentar a recorrência e outras ações traz muito mais benefícios.  A retenção de talentos é uma das principais preocupações para muitas empresas. No Brasil, essa preocupação se torna ainda mais evidente, pois o país lidera as taxas de […]

Continuar lendo

    Receba novidades

    x

    Utilizamos cookies e outras tecnologias para lhe oferecer uma experiência de navegação melhor, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.