Como estimular a autogestão com ferramentas Robbyson

20 de março de 2024
Mulher negra à frente com equipe ao fundo simbolizando empresas com autogestão

Líderes de equipes proativas têm mais tempo para dedicar-se a tarefas estratégicas, além de conseguirem resultados mais significativos. Veja como a Robbyson pode ajudá-lo a construir times em que a autogestão é uma característica forte.

Imagine-se em um jogo de tabuleiro, no qual cada peça é um colaborador e o objetivo é alcançar o sucesso da empresa. Agora, imagine que cada peça possui autonomia para se mover, tomar decisões e atingir metas, mas sempre com uma direção clara e uma recompensa à vista. Esse é o cenário que a plataforma Robbyson proporciona, um ambiente onde a autogestão é incentivada e estimulada.

Com sua gama de recursos, a Robbyson clareia o caminho a seguir, mostrando o que é esperado de cada um, enquanto motiva e recompensa a proatividade. Com ela, a autogestão deixa de ser uma ideia abstrata e se torna uma realidade palpável e motivadora.

Para os líderes e gestores de Recursos Humanos (RH), a Robbyson é como um farol, iluminando o caminho para uma gestão mais eficiente e participativa. Ela oferece as ferramentas para que você possa guiar sua equipe rumo ao autodesenvolvimento e, consequentemente, ao sucesso da empresa.

E acredite, esse é apenas o começo! Convido você a continuar neste artigo e descobrir como a Robbyson pode revolucionar a maneira como você enxerga a autogestão.

Comunicação transparente 

A Robbyson tem recursos de comunicação para todos os colaboradores e individuais. Dessa forma, tanto líder quanto liderados conseguem se comunicar com mais facilidade. Entender o que está acontecendo na empresa e o que espera-se do colaborador ajuda a estimular a autogestão. Dessa forma, o profissional pode direcionar seus esforços de maneira mais eficaz. 

Outra vantagem dos recursos de comunicação da Robbyson é que são um canal aberto do liderado para falar com seu gestor, principalmente se ele incentiva e oferece segurança psicológica.

Ao falar, o colaborador evita que problemas se agravem. Também pode usar a ferramenta para propor projetos e ações inovadoras. 

Metas claras 

Metas claras são o norte no mapa da autogestão. Elas definem o destino final e as paradas ao longo do caminho. Sem elas, os colaboradores podem se sentir perdidos, sem direção. Mas quando os objetivos são bem definidos, cada membro da equipe sabe exatamente para onde está indo e o que precisa fazer para chegar lá.

A clareza impulsiona a proatividade. Quando um colaborador entende o resultado esperado, ele se sente mais confiante para tomar iniciativas. Ele sabe que cada ação leva à realização da meta. Dessa forma, ter objetivos claros não apenas estimula, mas é fundamental para a autogestão eficaz.

Na Robbyson, o colaborador tem visibilidade das metas e o status delas. Dessa forma, além de ter em mente quais ações precisa tomar, entende melhor o ritmo para alcançar o objetivo.  

Estímulo à colaboração 

A colaboração se assemelha a uma orquestra sinfônica. Cada membro tem um papel único, mas todos trabalham juntos para criar uma melodia harmoniosa. Quando os colaboradores veem seus colegas não como concorrentes, mas como parceiros, eles se sentem mais motivados para assumir responsabilidades e gerir suas próprias tarefas.

Os colaboradores que estão no que chamamos de primeiro e segundo quadrante, os mais avançados na Robbyson, podem conceder dicas para aqueles que ainda não chegaram lá, e compartilhar sucessos e insucessos, numa verdadeira colaboração.

Elas passam por validação antes de serem compartilhadas para garantir a qualidade, ética e outros pontos. Outra característica da Robbyson é não recompensar apenas quem alcançou o objetivo primeiro, uma pessoa apenas ou um grupo de pessoas. Todos têm potencial para receber recompensa e chegarem ao topo. É como se quando alguém chegasse no topo, pudesse usar seu conhecimento para puxar os colegas.   

Por outro lado, a competição pode ser como um jogo de xadrez, onde cada movimento é calculado para ganhar vantagem sobre o oponente. Isso pode levar a um ambiente de trabalho tenso e desmotivar a autogestão. A colaboração, então, é a chave para um ambiente de trabalho saudável e produtivo, onde cada membro da equipe se sente valorizado e motivado para desempenhar seu melhor papel.

Treinamentos 

Treinamentos fornecem as habilidades e o conhecimento necessários para que indivíduos possam tomar decisões informadas e gerenciar suas demandas. Quando as pessoas têm acesso a treinamentos adequados, elas se sentem mais confiantes e preparadas para assumir a responsabilidade por suas próprias tarefas.

Além disso, treinamentos podem ajudar a criar uma cultura de aprendizado contínuo. Isso incentiva as pessoas a se esforçarem constantemente para melhorar e aprimorar suas habilidades. Isso não apenas aumenta a eficiência e a produtividade, promove um ambiente de trabalho onde cada indivíduo se sente empoderado e capaz de contribuir de maneira significativa.


A plataforma da Robbyson inclui treinamentos. Porém, eles não são simples repositórios de cursos. São usadas metodologias modernas de ensino, como gamificação, microlearning e outras. Também é possível personalizar a trilha de aprendizado de acordo com os desafios e nível dos participantes. Dessa forma, o aproveitamento do conhecimento é muito maior.

Recompensa rápida e personalizada

Recompensas rápidas e personalizadas são incentivos poderosos para a autogestão. Na Robbyson, cada ação conta pontos para retirar prêmios. Eles ficam visíveis para os colaboradores na plataforma e são selecionados após uma pesquisa sobre quais premiações os colaboradores gostariam de ganhar. As recompensas podem ser retiradas assim que o profissional alcança pontuação suficiente para usufruir do produto, serviço ou experiência disponível.

Essas recompensas funcionam como reconhecimento imediato do esforço e dedicação de um indivíduo. A premiação não fica restrita a uma época, como as tradicionais bonificações anuais.

Quando as pessoas veem que suas ações têm resultados tangíveis, ficam mais motivadas para assumir a responsabilidade por suas tarefas. Além disso, recompensas personalizadas aumentam o valor percebido. Elas mostram que o empregador e líder reconhece e valoriza a singularidade de cada passo. Isso pode impulsionar significativamente a motivação e o comprometimento dos colaboradores, incentivando uma postura proativa.

Veja os recursos de autogestão na prática

Ficou animado para ter funcionários mais engajados e equipes de autogestão? Converse com nossa equipe e veja o que o Robbyson pode fazer por sua equipe na prática: https://www.robbyson.com/fale-com-o-especialista/ 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas

    Receba novidades

    x

    Utilizamos cookies e outras tecnologias para lhe oferecer uma experiência de navegação melhor, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.