Layout do blog

Plano de carreira: como a Robbyson pode ajudar o gestor na evolução profissional de cada colaborador?

10 de agosto de 2024
Plano de carreira: como a Robbyson pode ajudar o gestor na evolução profissional de cada colaborador?

Um plano de carreira impulsiona a empresa e o colaborador. Veja como elaborar, implementar e realizar a gestão com auxília da tecnologia Robbyson.

Imagine o plano de carreira como a escalada de uma montanha. Cada colaborador está em um ponto diferente, com desafios e obstáculos particulares para superar. A tarefa do gestor é, como um guia experiente, auxiliar cada um a alcançar o pico de sua performance, motivando o profissional e avaliando o desempenho, além de treiná-lo adequadamente. A Robbyson é como uma ferramenta desses guias-líderes, com muita ciência de gestão de pessoas e de resultados por trás.


Afinal, sem uma visão clara do terreno, alcançar o nível máximo e evoluir se torna quase impossível. A Robbyson fornece a visibilidade necessária para que o
gestor possa traçar uma rota personalizada, levando em consideração as habilidades, metas e motivação de cada colaborador. A ascensão profissional não será apenas um objetivo distante, mas uma realidade tangível e alcançável.


Entenda melhor como elaborar, implementar e gerir um plano de carreira!


O que é plano de carreira?


O plano de carreira nas empresas é uma ferramenta de gestão. Ele é utilizado para orientar o desenvolvimento profissional dos colaboradores. Este plano define trajetórias e metas para avanço na organização. Ele também incentiva a motivação, o engajamento e a retenção de talentos. Em suma, é benéfico para a empresa e para o profissional.


Elaborar um plano de carreira exige estratégia. É preciso: 


  • Identificar os cargos e funções existentes;
  • Definir os requisitos para cada posição. Isso inclui habilidades, experiências e competências;
  • Estabelecer os caminhos possíveis de progressão;
  • Criar oportunidades de aprendizado e desenvolvimento;
  • Comunicar o plano aos colaboradores. Assim, eles podem entender e se engajar no plano de carreira.


Como a Robbyson auxilia empresas a concretizarem o plano de carreira?


A evolução de cargos e salários é um processo com muitos passos. Por isso, muito além de
elaborar o plano de carreira é preciso fazer com que ele funcione. Nessa tarefa, a Robbyson pode ajudar bastante as empresas, em vários pontos. 


Motivação 


Elevar a senioridade e ter um salário maior são os grandes objetivos para o colaborador no plano de carreira. Mas há um caminho a percorrer e para isso é necessário motivação. A plataforma de gestão de performance e engajamento da Robbyson consegue colaborar com o engajamento do trabalhador porque antes de alcançar as grandes metas eles são valorizados durante a trajetória. 


O
sistema de recompensas atribui moedas a cada ação positiva e mapeada dentro do software, evidenciando que cada passo conta. Os prêmios, escolhidos após questionário com os colaboradores, também motivam o time a se empenhar e, assim, progredir. 


As ferramentas de comunicação também deixam claro o que é esperado de cada colaborador, dando o direcionamento correto no dia a dia. A autogestão, que torna o colaborador protagonista, também motiva o profissional a desempenhar bem seus papéis. 


Qualificação


Iniciativas de qualificação são essenciais em um plano de carreira. Elas promovem o
desenvolvimento contínuo dos colaboradores. Quando os treinamentos partem da empresa, ela consegue mostrar qual a visão corporativa, definir padrões, entre outros pontos importantes. 


Os
cursos corporativos aumentam a eficácia e produtividade no trabalho, além de motivar a equipe. A Robbyson tem uma plataforma EAD com vários elementos para engajar o participante, além de uma equipe para ajudar a entender como otimizar o conteúdo para maior adesão. Nela, os colaboradores também ganham moedas conforme progridem no programa de qualificação. Isso incentiva a aprendizagem contínua e o crescimento profissional.


Dados 


A progressão de carreira não pode ocorrer baseada em critérios subjetivos como a preferência por determinadas pessoas. A
meritocracia deve balizar as promoções, por isso, dados são fundamentais. Eles mostram a real contribuição do colaborador para a empresa e como ele evoluiu em um período. 


A Robbyson fornece tais dados. Além das métricas quantitativas, é possível avaliar o humor do colaborador. Assim, é possível entender se há alguma questão interferindo no desempenho e dar apoio, quando for o caso. A plataforma também mostra o nível atual do colaborador. Dessa forma, a tomada de decisões se torna embasada. Isso contribui para o crescimento e decisão justa sobre quem progredirá na carreira.


Metas 


Traçar metas é algo comum em um plano de carreiras e, muitas vezes, as empresas só observam esse aspecto. Elas são realmente importantes, pois orientam o crescimento e desenvolvimento do colaborador. No entanto, precisam vir acompanhadas de tudo que abordamos antes. Ou seja, é preciso motivar o trabalhador, qualificá-lo e mensurar o desempenho dele para conseguir tanto avaliar quanto
recompensá-lo com a evolução na empresa. 


As
metas também devem ser possíveis e desafiadoras ao mesmo tempo. Por isso, na Robbyson, a plataforma ajuda a ajustar os objetivos conforme o nível do colaborador. Também é possível direcionar trilhas de aprendizagem de acordo com as metas. A meta e o status também ficam visíveis para o gestor e colaborador, conferindo clareza no processo. Assim, o acompanhamento se torna transparente.


Evolução do time = avanço corporativo


A jornada profissional é como um mapa desenhado por cada colaborador, com o gestor servindo como um compasso, guiando-os em direção ao sucesso. A Robbyson é a bússola que torna essa orientação mais precisa, fornecendo a clareza necessária para evitar desvios e obstáculos inesperados. 


Com a ajuda do líder, cada colaborador pode encontrar a rota mais eficiente para alcançar seus objetivos profissionais, enquanto o gestor pode assegurar que todos estejam em sintonia, contribuindo para o crescimento geral da organização. Afinal, quando cada membro de uma equipe alcança seu potencial, o resultado é uma
organização mais forte e bem-sucedida.


Pronto para elaborar um plano de carreira que vai engajar a equipe e contribuir com a evolução da empresa? Nós estamos aqui para colaborar,
fale com um especialista Robbyson e veja, em detalhes, como a plataforma pode ajudá-lo!

Um homem está segurando um celular nas mãos.

Materiais gratuitos para aprimorar suas estratégias

Acessar materiais
Um tablet com a imagem de uma árvore na tela.

Conheça mais sobre as possibilidades da Robbyson

Acessar vídeos
Um homem está sentado em uma mesa em frente a um computador.
Por Danubia Bertoldi 25 de fevereiro de 2025
O engajamento do cliente traz benefícios como maior taxa de fidelização, menor custo de aquisição de clientes e fortalecimento da reputação da empresa.
Uma mulher está sentada em uma mesa em frente a um computador.
Por Danubia Bertoldi 20 de fevereiro de 2025
Sempre há desafios para atingir a eficácia operacional, mas há formas de superá-los e otimizar esse ponto essencial nas empresas. Saiba como!
Duas mulheres estão sentadas à mesa com um laptop e conversando entre si.
Por Danubia Bertoldi 14 de fevereiro de 2025
A pesquisa de clima é uma ferramenta poderosa para realizar diagnósticos, obter insights e gerar planos de ação para impulsionar resultados. Veja como fazer!
Um homem está sentado em uma mesa escrevendo em um pedaço de papel.
Por Danubia Bertoldi 7 de fevereiro de 2025
Escolher os indicadores de desempenho estratégicos para o negócio não só traz bons KPIs para analisar como direciona os esforços. Veja dicas!
Absenteísmo: três pilares para diminuir a taxa
Por Danubia Bertoldi 30 de janeiro de 2025
O absenteísmo é um desafio nas empresas e revela o baixo engajamento dos colaboradores. Veja como diminuir a taxa!
Um grupo de pessoas está sentado em uma mesa olhando para um tablet
Por Danubia Bertoldi 24 de janeiro de 2025
Use o ano que passou como norte para compreender os aprendizados e como traçar metas para o novo período. Veja como fazer avaliação de resultados!
Índice de felicidade nas empresas: veja como a satisfação muda resultados
Por Danubia Bertoldi 15 de janeiro de 2025
Aumentar o índice de felicidade nas empresas traz vários frutos, alguns comprovados pela ciência. Veja como aumentar a satisfação dos colaboradores!
Um grupo de pessoas está sentado ao redor de uma mesa apertando as mãos.
Por Danubia Bertoldi 8 de janeiro de 2025
Conheça as tendência em atendimento ao cliente para 2025 e veja como aplicá-las para ter mais sucesso neste ano!
Um homem está fazendo uma apresentação para um grupo de pessoas em uma sala de conferências.
Por Danubia Bertoldi 19 de dezembro de 2024
O planejamento anual pode ser o início do sucesso daqueles que realizam a tarefa com a atenção que ela requer. Veja 6 dicas!
mitos da gamificação
Por Danubia Bertoldi 6 de dezembro de 2024
Conheça mitos da gamificação que impedem empresas de aplicar essa metodologia capaz de impulsionar engajamento, produtividade e outros.
Mais Posts
Quer receber notícias frequentes sobre performance e engajamento?

Assine nossa newsletter!
<
Share by: