Layout do blog

Inimigos do bem-estar profissional: impacto na performance

17 de julho de 2024
Inimigos do bem-estar profissional: impacto na performance

Saiba quais são os fatores que mais atrapalham o bem-estar do colaborador e, consequentemente, os resultados.

Imagine uma planta crescendo em um jardim. Para florescer plenamente, ela precisa de solo fértil, água em quantidade adequada e luz solar. De maneira semelhante, o bem-estar profissional é o solo fértil em que a performance dos colaboradores pode florescer. Quando os funcionários se sentem valorizados, seguros e mentalmente saudáveis, eles têm o ambiente ideal para alcançar seu potencial máximo.


No entanto, tal como uma planta que sofre em um ambiente desfavorável, um colaborador submetido a um ambiente de trabalho negativo verá sua performance murchar. Garantir o bem-estar profissional é, antes de tudo, uma questão de ética. Como outros benefícios, também influencia na produtividade e na inovação da empresa.


Quer saber mais sobre como promover um
ambiente de trabalho saudável e otimizar a performance da sua equipe? Siga neste texto!


Aspectos do bem-estar profissional e impactos na performance


Para entender como está o bem-estar do brasileiro no trabalho, a
Zenklub realizou uma pesquisa com diversos pontos com impacto negativo nos resultados do colaborador, e vamos abordá-los nos próximos tópicos. Ao entendê-los, é possível pensar em medidas para combatê-los. Veja algumas iniciativas para ajudá-lo na missão de ter um time mais feliz e produtivo. 


Burnout


O colaborador com esgotamento profissional tem a eficácia profissional reduzida e distanciamento do trabalho como sintomas. Incluída na Classificação Internacional de Doenças (CID) pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2022, a
Síndrome de Burnout é um dos problemas ocupacionais mais graves para o trabalhador e a empresa. Por isso, líderes, gestores e organizações devem ter políticas de identificação e combate ao Burnout. 


Segundo
estudo da International Stress Management Association (Isma), 30% dos colaboradores brasileiros sofrem com burnout, estatística que coloca o Brasil em segundo lugar no ranking mundial da doença. 


Relacionamento com líder


“As pessoas demitem-se de líderes, não de lugares”
é mais do que uma frase de efeito. O bem-estar dos colaboradores é impactado diretamente pelas lideranças, independente da organização ter uma boa cultura. Afinal, um líder, quando não exerce bem sua função, pode ter valores desalinhados aos corporativos. Por isso, é necessário atenção ao recrutamento e desenvolvimento dos líderes. 


Relacionamento ruim entre líder e liderados comprometem o clima organizacional, o que causa estresse, má comunicação e, por consequência, queda no desempenho. 


Clareza nas responsabilidades


A clareza de responsabilidades é fundamental para atingir alta performance no ambiente de trabalho. Quando os colaboradores sabem exatamente o que se espera deles, podem focar seus esforços e recursos nas tarefas certas. A Robbyson oferece ferramentas que ajudam a definir e monitorar metas, permitindo que os colaboradores acompanhem seu status em relação a elas. Isso não só aumenta a transparência, mas também reduz a incerteza e o retrabalho. Com informações claras e acessíveis, as equipes podem se alinhar melhor e trabalhar de maneira mais eficiente, promovendo um ambiente de alta produtividade.


Relacionamento com os colegas


Estimular os colaboradores a se darem bem é um caminho importante para o bem-estar profissional e bons resultados corporativos. É comum ver um incentivo à competição, no entanto, empresas que investem em iniciativas em prol da colaboração podem conseguir uma performance melhor. 


A lógica da colaboração faz mais sentido, pois precisamos que todos do time tenham boas entregas para atingir as metas. Na Robbyson, a filosofia é que
há um lugar no topo para todos. Também existem benefícios dos colegas compartilharem dicas, que são validadas antes para garantir a qualidade e partem sempre dos profissionais que estão em um nível mais alto, tornando-se inspirações para os demais. Essas iniciativas promovem um clima organizacional melhor, que impulsiona o bem-estar e a produtividade dos trabalhadores. 


Autonomia e participação


A autonomia e a participação são essenciais para alcançar alta performance corporativa. A Robbyson ajuda os líderes a
estimularem a autogestão ao oferecer clareza e motivar com ações gamificadas. Além disso, na plataforma há recursos para realizar pesquisas e entender quais prêmios os colaboradores mais valorizam, garantindo que os incentivos sejam eficazes e motivadores. 


Preocupação constante com o trabalho


A Zenclub também incluiu a dificuldade em
desligar-se do trabalho entre os fatores que podem dificultar o bem-estar profissional. A preocupação constante pode levar ao Burnout, a médio e longo prazo, além de reduzir a capacidade produtiva do profissional no dia a dia, sem que ele sequer perceba. A irritabilidade também pode aumentar, componente com potencial de desencadear conflitos. 


Nesse contexto, estimular um equilíbrio saudável entre vida pessoal e profissional torna-se essencial. Ferramentas e práticas de meditação podem ser integradas para auxiliar os colaboradores a gerenciarem o estresse. O apoio psicológico contínuo pode proporcionar um ambiente mais equilibrado e produtivo. Na Robbyson, estimulamos o time a descansar com iniciativas como short friday (sexta-feira curta), com redução de carga horária semanal (total de 40h).


Abusos e humilhações


Abusos e humilhações no ambiente de trabalho impactam diretamente a alta performance dos colaboradores e muito mais do que tais resultados. A saúde mental dos colaboradores também é gravemente afetada, aumentando o risco de doenças como depressão e ansiedade. Antes de tudo, é fundamental destacar que tais comportamentos são
situações criminosas e inaceitáveis, que devem ser combatidas rigorosamente, com compliance, canal de ética e um ambiente com segurança psicológica para denúncias. 


Esses atos de abuso e humilhação geram um ambiente de medo e insegurança, minando a confiança e a autoestima dos colaboradores. Como resultado, a motivação e o engajamento sofrem uma queda significativa, levando a uma redução na produtividade e na qualidade do trabalho. Portanto, promover um ambiente de respeito e dignidade é essencial para garantir um desempenho elevado e sustentável.


Invista no bem-estar dos colaboradores


Agora que você já sabe quais são os
inimigos do bem-estar profissional, trace planos de ação para não deixar que eles estejam presentes na sua empresa. Lembre-se que o capital humano é o que você tem de mais valioso em seu negócio. Cuide bem das pessoas que elas cuidarão bem do seu negócio!

Um homem está segurando um celular nas mãos.

Materiais gratuitos para aprimorar suas estratégias

Acessar materiais
Um tablet com a imagem de uma árvore na tela.

Conheça mais sobre as possibilidades da Robbyson

Acessar vídeos
Um homem está sentado em uma mesa em frente a um computador.
Por Danubia Bertoldi 25 de fevereiro de 2025
O engajamento do cliente traz benefícios como maior taxa de fidelização, menor custo de aquisição de clientes e fortalecimento da reputação da empresa.
Uma mulher está sentada em uma mesa em frente a um computador.
Por Danubia Bertoldi 20 de fevereiro de 2025
Sempre há desafios para atingir a eficácia operacional, mas há formas de superá-los e otimizar esse ponto essencial nas empresas. Saiba como!
Duas mulheres estão sentadas à mesa com um laptop e conversando entre si.
Por Danubia Bertoldi 14 de fevereiro de 2025
A pesquisa de clima é uma ferramenta poderosa para realizar diagnósticos, obter insights e gerar planos de ação para impulsionar resultados. Veja como fazer!
Um homem está sentado em uma mesa escrevendo em um pedaço de papel.
Por Danubia Bertoldi 7 de fevereiro de 2025
Escolher os indicadores de desempenho estratégicos para o negócio não só traz bons KPIs para analisar como direciona os esforços. Veja dicas!
Absenteísmo: três pilares para diminuir a taxa
Por Danubia Bertoldi 30 de janeiro de 2025
O absenteísmo é um desafio nas empresas e revela o baixo engajamento dos colaboradores. Veja como diminuir a taxa!
Um grupo de pessoas está sentado em uma mesa olhando para um tablet
Por Danubia Bertoldi 24 de janeiro de 2025
Use o ano que passou como norte para compreender os aprendizados e como traçar metas para o novo período. Veja como fazer avaliação de resultados!
Índice de felicidade nas empresas: veja como a satisfação muda resultados
Por Danubia Bertoldi 15 de janeiro de 2025
Aumentar o índice de felicidade nas empresas traz vários frutos, alguns comprovados pela ciência. Veja como aumentar a satisfação dos colaboradores!
Um grupo de pessoas está sentado ao redor de uma mesa apertando as mãos.
Por Danubia Bertoldi 8 de janeiro de 2025
Conheça as tendência em atendimento ao cliente para 2025 e veja como aplicá-las para ter mais sucesso neste ano!
Um homem está fazendo uma apresentação para um grupo de pessoas em uma sala de conferências.
Por Danubia Bertoldi 19 de dezembro de 2024
O planejamento anual pode ser o início do sucesso daqueles que realizam a tarefa com a atenção que ela requer. Veja 6 dicas!
mitos da gamificação
Por Danubia Bertoldi 6 de dezembro de 2024
Conheça mitos da gamificação que impedem empresas de aplicar essa metodologia capaz de impulsionar engajamento, produtividade e outros.
Mais Posts
Quer receber notícias frequentes sobre performance e engajamento?

Assine nossa newsletter!
<
Share by: