Equipes de sucesso: com a Robbyson, tem espaço para todos no topo

2 de fevereiro de 2024
Equipe de sucesso comemorando de frente computador

Troque a competição com o colega pela colaboração entre times e construa equipes de sucesso. Veja como a Robbyson pode ajudá-lo nesta missão!

As famosas plaquinhas de funcionário do mês podem motivar quem as recebe. Porém, mais eficaz que essa prática antiga é ter todos os membros do time com alta performance. Parece impossível, por isso, ainda temos muitos gestores que estimulam a competição e não veem como podemos ter mais de uma pessoa no primeiro lugar.  

Neste texto, vamos mostrar como é benéfico mudar essa mentalidade. E o mais importante, como impulsionar que todos conquistem o sucesso é melhor para empresa, líderes e colaboradores. Além disso, você verá que a Robbyson, plataforma de performance e engajamento, é uma aliada nesta tarefa. 

Vamos lá!

A tríade das equipes de sucesso

Antes de entender quais as ferramentas e técnicas, é preciso compreender qual é a base dos times altamente bem-sucedidos. 

Engajamento 

Dedicação, entusiasmo e envolvimento com a empresa são características dos colaboradores engajados. Sabemos que ter tudo isso em toda equipe, especialmente as grandes, é um desafio. Mas é fundamental para termos pessoas mais realizadas e ,como consequência, um time mais produtivo, motivado a ir além da meta proposta. 

E como conquistar o engajamento em toda equipe?

Líderes que usam Robbyson podem combinar suas habilidades às ferramentas da plataforma de gestão de pessoas. Após esse tópico com a base da alta performance corporativa, vamos mostrar melhor como.   

Conhecimento

O conhecimento pode contribuir significativamente para o desempenho e o sucesso das equipes. Pense em você quando tem clareza sobre o que fazer e como se sente quando precisa realizar um projeto em que seu conhecimento é insuficiente. Há uma mudança brusca na sua agilidade e eficácia, certo?

Sim, sabemos que sempre vão aparecer desafios em que não domina-se tudo. Porém, o colaborador será mais eficaz se tiver apoio para buscar o conhecimento necessário para cumprir suas funções. 

Compartilhar conhecimento nas organizações ainda nivela os funcionários, mostra o padrão da empresa e é a base do desenvolvimento técnico. Também é possível que os programas de capacitação incluam as famosas habilidades comportamentais

Na Robbyson, a plataforma de Educação à Distância (EAD) tem recursos para engajamento, além de inteligência para mostrar os conteúdos mais apropriados de acordo com o perfil de cada colaborador. Também trabalhamos para mostrar melhorias nas aulas e torná-las mais atrativas. 

Importante lembrar que o conhecimento é promovido dentro e fora de cursos quando a colaboração faz parte da cultura empresarial.  

Performance 

Chegamos à performance, último pilar da tríade de equipes de sucesso. Ela é, em parte, influenciada pelo engajamento e conhecimento de cada trabalhador, já que é o resultado do trabalho. Equipes de alta performance superam metas, são inovadoras e proativas

Para isso, basta que cada um cuide de suas tarefas? Não exatamente, é preciso desenvolver equipes em que as pessoas se complementem e ajudam. Caso contrário, a competitividade pode gerar situações nas quais um grupo de trabalhadores alcance seus objetivos individuais com frequência e a meta geral, além de outros colaboradores, fiquem para trás. 

Colaboração em vez de competição: pódio para todos

Na Robbyson, acreditamos que há um primeiro lugar para todos. É raro todo mundo começar no pódio, mas com o compromisso de melhoria contínua é possível que toda sua equipe levante o troféu. 

E como ter um time de estrelas? 

Cultura de evolução

O primeiro passo para que todos alcancem o primeiro lugar, é desenvolver e nutrir uma cultura de melhoria contínua. Além, claro, de possibilitar que as pessoas cresçam com: 

  • Ferramentas: devem ser oferecidas para o colaborador e gestor de pessoas. É preciso entender como está a equipe e cada colaborador em relação ao que é esperado dele. Além de mostrar claramente o status em relação à meta e possibilidades de aprender, o líder precisa acompanhar o engajamento em treinamentos, cursos e outros. Também precisa saber como ele está em relação às metas para apoiar.

    Esse trabalho torna-se mais fácil e eficaz com uma ferramenta especializada em gestão de pessoas, como a Robbyson. A inteligência de dados é capaz de apontar destaques e pontos de alerta para o líder que consegue atuar de maneira individualizada.
  • Clareza: as pessoas só vão evoluir se souberem para onde ir, em que pontos devem melhorar. A visibilidade das metas, citada antes, é um dos pontos que ajudam, mas é preciso ir além. Orientação específica, como feedbacks individuais são valiosos. Quando falamos sobre equipes, os retornos com comentários construtivos fazem diferença. 

Deixar o time alinhado às mudanças corporativas também é essencial para os colaboradores atuarem com segurança e confiarem na liderança. 

  •  Apoio da liderança: bons líderes podem mudar a trajetória de uma pessoa e de times inteiros. Por isso, precisam ser próximos. Sabemos que é impossível, pessoalmente, perguntar individualmente como estão todos os funcionários de uma grande equipe. Mas como a Robbyson, a primeira ação do dia é responder um questionário de humor. Dessa forma, um alerta é enviado ao gestor sempre que houver algo que demande atenção. Assim, é possível ver como está o clima na equipe e de cada colaborador. Um funcionário pode influenciar os demais, por isso, é importante oferecer o apoio necessário. 

Colaboração entre funcionários

Querer ser o melhor e até prejudicar os demais é bastante danoso para desenvolver equipes de alta performance. Afinal, o líder precisa de todos. Por isso, em vez de ter a mentalidade de que a competição é o caminho para estimular o rendimento, recompense a colaboração. 

Também mostre que cada colaborador deve competir com ele mesmo. Sabe aquela história de não ser melhor que ninguém e sim do que si mesmo ontem? É assim que estimulamos que todos cresçam e desenvolvam espírito de time

Na Robbyson, avaliamos os profissionais por quadrantes, uma das táticas que deixa claro o nível e oportunidades de cada um. 

Montanha: longe da meta

Águia: quase na meta

Nuvem: alcançou a meta 

Estrela: superou a meta 

Entender em qual quadrante está é um estímulo para passar para os outros. Quem chega em estrela, pode compartilhar dicas com os colegas. Elas passam por moderação para garantir a qualidade da informação. 

Gamificação e recompensas

Toda plataforma da Robbyson é gamificada, o que estimula a competição do colaborador com ele mesmo, além de ativar gatilhos para a evolução e conquistar as recompensas. Elas podem ser escolhidas pelos próprios membros das equipes e podem ser trocadas quando atinge-se a quantidade de moedas necessárias para cada item. 

As moedas são conquistadas quando a pessoa realiza qualquer ação positiva, desde responder o questionário de humor até mudar de quadrante. 

Robbyson: aliada das equipes de sucesso

A Robbyson é usada por equipes de empresas como Bradesco, Magalu, Banco BMG. Os resultados foram documentados em cases de sucesso de gestão de pessoas premiados. Quer ser a próxima empresa com times de alta performance?

Chame um de nossos especialistas para uma conversa: https://www.robbyson.com/fale-com-o-especialista/  


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas

Homem e mulher dando as mãos com computador, em ambiente corporativo para ilustrar texto sobre tecnologia no RH
Gestão de pessoas

Tecnologia no RH: como ela transforma o setor, as pessoas e impulsiona a performance nas empresas

22 de maio de 2024

Usar tecnologia no RH e unir às melhores abordagens da área tem grande potencial para reter talentos e reconhecer os colaboradores de acordo com o desempenho.   Já imaginou um mundo onde o RH é capaz de desenvolver pessoas e entregar melhores resultados para a empresa com tecnologia em cada etapa? Já está acontecendo! As empresas […]

Continuar lendo
Tríade do sucesso corporativo, pessoas conversando e trabalhando no escritório
Alta performance

Tríade do sucesso corporativo: engajamento, performance e conhecimento

15 de maio de 2024

Estudos isolados mostram que o engajamento, performance e conhecimento trazem grandes benefícios para empresas. Juntos, eles são ainda mais poderosos. Confira! Pense em uma empresa como uma árvore frutífera. Para prosperar e dar frutos saudáveis, a árvore precisa de três coisas essenciais: luz solar, água e nutrientes do solo. No contexto empresarial, esses elementos vitais […]

Continuar lendo
Programa de recompensas, homem olha para a tela para prêmio
Gestão de pessoas

Programa de recompensas para colaboradores: como implementar de forma eficaz para motivar e reter talentos

8 de maio de 2024

Conceder prêmios não é suficiente para ter resultados num programa de recompensas. Veja como entender seu público, aumentar a recorrência e outras ações traz muito mais benefícios.  A retenção de talentos é uma das principais preocupações para muitas empresas. No Brasil, essa preocupação se torna ainda mais evidente, pois o país lidera as taxas de […]

Continuar lendo

    Receba novidades

    x

    Utilizamos cookies e outras tecnologias para lhe oferecer uma experiência de navegação melhor, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.